Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Psiquiatra autodiagnosticado com autismo cria agrofloresta em casa

Além de desenvolver aplicativo sobre assédio infantil, paulistano multitarefa fala vários idiomas e cuida sozinho de floresta cultivada do zero

Por Humberto Abdo
Atualizado em 3 Maio 2022, 22h08 - Publicado em 29 abr 2022, 18h16

Sexto psiquiatra da família, Alexandre Valverde se autodiagnosticou com síndrome de Asperger, que faz parte do transtorno do espectro autista, após décadas de preconceitos e o trauma de um abuso sexual vivido na infância. Além de exercer a profissão, hoje o paulistano multitarefa prepara um novo aplicativo para divulgar as consequências do assédio infantil e comanda vários projetos inusitados, todos feitos de forma autodidata, como uma agrofloresta comestível criada do zero no quintal de casa.

“Sempre fui muito ansioso e sabia que era uma pessoa diferente. No meu primeiro estágio em um hospital, percebi que a história de alguns pacientes coincidia com a minha”, relembra. “É brega falar isso, mas tomei as rédeas da minha vida após reconhecer que tenho Asperger e isso consequentemente me ajudou a diagnosticar meus pacientes. Hoje em dia ficam impressionados como consigo perceber rápido quando alguém tem algum transtorno do espectro autista.”

O pensamento rápido e facilidade para aprendizagem são características comuns em sua família – todos, por exemplo, falam cinco idiomas e têm facilidade com números ou raciocínio lógico. “Virou uma anedota familiar contada pelo meu pai, que diz ‘sou superdotado como você’.”

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.