Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

São Paulo terá primeiro complexo para pessoas autistas

Responsável por projeto na Zona Norte da cidade, Sílvia Grecco ficou conhecida nas redes após narrar jogos do Palmeiras ao filho cego

Por Humberto Abdo
8 mar 2024, 06h00

Um gesto de carinho fez com que Sílvia Grecco, 61, viralizasse nas redes: por conta própria, ela narra há seis anos os jogos do Palmeiras para o filho Nickollas, que é deficiente visual. A história até lhe rendeu o prêmio The Fifa Fan Award, dedicado a torcedores e fãs de futebol, com direito a cerimônia em Milão.

“As pessoas falam ‘não é mais fácil ligar um rádio?’, mas não estou preocupada com o que é mais fácil. Quero o que mais faz meu filho feliz”, crava.

+ Doze meninas e mulheres que abrem caminhos para um novo tempo

Hoje ela atua como secretária municipal da pessoa com deficiência na prefeitura e será responsável pelo primeiro Centro Municipal para Pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de São Paulo.

Continua após a publicidade

Em um prédio de 5 000 metros quadrados em Santana, Zona Norte da capital, o projeto deve ser inaugurado em novembro deste ano e terá serviços voltados a adolescentes, adultos e idosos.

“O maior desafio foi entender quem eram as pessoas que estavam precisando desse atendimento mais de imediato”, explica. “São Paulo tem em média 350 000 pessoas com autismo (na capital) e muitas interrompem as terapias após certa idade.”

No complexo com piscina e teatro para 250 pessoas, ela planeja realizar oficinas de dança, cinema e natação. Uma das salas será reservada a aulas de instrumentos musicais e canto. “E ainda teremos um jardim sensorial gigantesco para que eles tenham contato com a natureza e também usem como espaço de autorregulação em momentos de crise”, adianta.

Continua após a publicidade
Mulher branca de cabelos lisos posa sentada sorrindo e olhando para a esquerda em cadeira oval transparente. Ao fundo, parede cor de salmão com plantas
Sílvia Grecco, secretária municipal da pessoa com deficiência (Danutti de Carvalho/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 8 de março de 2024, edição nº 2883

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.