Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Filme dirigido por João Farkas debate crescimento da capital paulista

Documentário que será exibido pela BandNews reúne análises e relatos de moradores sobre questões como ocupação do solo e planejamento urbano

Por Humberto Abdo
Atualizado em 20 nov 2020, 17h45 - Publicado em 20 nov 2020, 17h39

Neste sábado (21), às 19h, o canal BandNews TV exibe o documentário São Paulo – Uma Cidade Segregada, dirigido e roteirizado por João Farkas.

O filme aponta as consequências do crescimento desordenado e do espraiamento na capital paulista, com comentários de especialistas em questões como ocupação do solo, planejamento urbano, áreas verdes e depoimentos de moradores das periferias paulistanas. “Fizemos o filme durante a pandemia e todas as entrevistas preparatórias por vídeo”, explica o diretor. “Foi trabalhoso e tivemos que ser mais cirúrgicos nas filmagens, sem poder fazer muitas cenas na rua.”

Cena de São Paulo – Uma Cidade Segregada, documentário dirigido e escrito pelo paulistano João Farkas. (João Farkas/Divulgação)

A produção inclui análises e dados para abordar os desafios atuais do município, cuja segregação social costuma criar dificuldades de deslocamento pela cidade. Para ilustrar o problema, personagens de várias classes e regiões contam suas histórias. “Me chamou a atenção o caso de uma moça que mora na Zona Sul e está há três anos procurando emprego”, conta. “Ela fala que a primeira coisa que perguntam nas entrevistas é onde ela mora e por viver longe acaba sendo descartada sempre. É muito duro ver uma vida submetida a essa exclusão por uma questão urbanística.”

Cena aérea de São Paulo – Uma Cidade Segregada. (João Farkas/Divulgação)

Outro tema do longa envolve o desmatamento e uso ilegais de terrenos às margens de represas da capital, assunto também retratado recentemente em uma capa da Vejinha. “Vários casos que a gente conta no filme estão nessa reportagem”, pontua. “A escolha do modelo de cidade espraiada e não adensada, que gera falta de acesso, também agride os entornos, com mananciais derrubados, nascentes sendo interrompidas e as represas poluídas enquanto se pensa que a luta pelo meio ambiente só existe na Amazônia e no Pantanal, mas estamos destruindo a natureza aqui do lado.”

São Paulo – Uma Cidade Segregada. (João Farkas/Divulgação)

O longa-metragem também será exibido no próximo domingo (22), às 12h, no mesmo canal, e ficará disponível no YouTube a partir da próxima semana.

+Assine a Vejinha a partir de 5,90

São Paulo – Uma Cidade Segregada. (João Farkas/Divulgação)
São Paulo – Uma Cidade Segregada. (João Farkas/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.