Imagem Blog

São Paulo nas Alturas

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

O trio descolado de Oswaldo Bratke no Centrão

Embora com a mesma autoria, o ABC, o Jaçatuba e o Renata Sampaio Ferreira têm muitas diferenças

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jul 2018, 18h58 - Publicado em 25 jul 2018, 18h40

O arquiteto e construtor Oswaldo Bratke merecia um plaquinha na esquina das ruas Araújo e Major Sertorio, no Centro. Três prédios projetados por ele se encontram naquele cruzamento – e, sinal de que envelheceram bem, continuam atraindo novos inquilinos. No ABC, de 1949, com a laje furadinha no topo, funciona hoje o multiclube e karaokê Tokyo; mais antigo, o Jaçatuba, projetado em 1942, tem a balada Plu-Bar desde agosto; o mais novo do trio, de 1956, é o Renata Sampaio Ferreira, com seus elementos vazados (vizinho à boate Love Story), onde o escritório de arquitetura Triptyque instalou sua sede.

Terrenos diferentes, leis que mudavam a toda hora e transformações nos estilos e gostos fazem que os três edifícios sejam tão diferentes, apesar da mesma autoria.

Influenciado pela arquitetura norte-americana do pós-guerra, Bratke fez um dos primeiros loteamentos do Morumbi, onde projetou a casa para seu amigo e sócio Oscar Americano. Autor de mais de mil projetos, como arquiteto e construtor, ele fez cerca de quatrocentas residencias na capital e no interior, em estilos variados, do neocolonial ao art deco.

Filho de imigrante alemão, nascido em Botucatu, e formado em Engenharia pelo Mackenzie em 1931, Bratke morreu aos 89 anos em 1997.

Edifício ABC (Raul Juste Lores/Veja SP)
Edifício Jaçatuba (Raul Juste Lores/Veja SP)
Edifício Renata Sampaio Ferreira (Raul Juste Lores/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.