A partir desta quarta-feira (1º), a prefeitura de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, passa a implementar a tarifa zero nas oito linhas de ônibus municipais. Ao conversar com um repórter que estava ao vivo em um terminal de ônibus do município, o jornalista Rodrigo Bocardi, que comanda o Bom Dia São Paulo, da TV Globo, fez um comentário que acabou recebendo críticas e deixou seu nome entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.
O repórter entrevistava passageiros de ônibus, que relataram como estão economizando tempo e dinheiro agora que podem usar o transporte gratuitamente. Até que, na volta para o estúdio, Bocardi comentou: “Pra pagar, como é que vai ser? A pessoa olha ali , ah, é ótimo, é legal. Tem que tomar cuidado porque nada vem de graça, sempre tem uma conta. Alguém vai ter que financiar isso”.
A prefeitura de São Caetano do Sul afirmou pagar R$ 5 por passageiro diretamente à Viação Padre Eustáquio (VIPE), concessionária do sistema de ônibus. Com a média de 15 mil passageiros por dia, o investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês.
“O que o Bocardi quer opinando? Quantos ônibus ele pega por dia?”, escreveu um internauta. “Bocardi sempre com talento de escolher a abordagem errada da discussão”, publicou outro.
Muito bacana o relato de pessoas em São Caetano do Sul afirmando que, com a gratuidade, deixarão de ir a pé para o trabalho ou terão mais $ no bolso para, por exemplo, comprar alimentos. Bônus: Rodrigo Bocardi inconformado (“Tem que ver quem pagará por isso”) https://t.co/IcfjsY9aEA pic.twitter.com/6JyqaPTwz8
— Jeff Nascimento (@jnascim) November 1, 2023