Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Oficinas culturais correm risco diante de possíveis cortes no orçamento

Os centros de formação e difusão no Bom Retiro, Itaquera e Brasilândia, que oferecem cursos, exposições, teatro e música, podem perder 23% da verba estadual

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 3 abr 2019, 18h33 - Publicado em 3 abr 2019, 17h03

Uma avalanche de postagens, a maior parte vinda de representantes da classe artística, chama atenção nas redes sociais desde o fim da tarde de terça (2). Muitas delas decretam o fechamento de três instituições mantidas pelo governo do Estado até o fim de abril e chamam a atenção para a importância das atividades desenvolvidas nessas instituições. São elas as oficinas culturais Oswald de Andrade, localizada no Bom Retiro, a Alfredo Volpi, em Itaquera, e a Juan Serrano, na Brasilândia, que oferecem cursos, exposições e temporadas de teatro, dança e música.

O risco existe, entretanto não há nenhuma confirmação oficial de fechamento. A Secretaria de Estado da Cultura estuda o corte de 23% no orçamento destinado a cada um desses espaços culturais de formação e difusão. A redução financeira poderia dificultar as atividades contínuas, o cumprimento de contratos assinados e, inclusive, gerar demissões no quadro de funcionários. O programa das oficinas também é estendido a cidades do interior.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, inaugurada em 1986, além de cursos, apresenta continuamente até três temporadas de peças teatrais com entrada franca. Criada em 1989, a Alfredo Volpi, de Itaquera, foi a primeira oficina de bairro e contribui para a formação de artistas da comunidade em dança, teatro, fotografia, artes plásticas e vídeo, entre outros. Já a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano abriu em 2005 e oferece desde a iniciação em teatro infantil e confecção de bonecos até cursos de dança e instrumentos musicais.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.