Juca de Oliveira é um imortal da Academia Paulista de Letras
Juca de Oliveira será definitivamente um imortal. No próximo dia 28, às 19h, o ator e dramaturgo toma posse como um dos quarenta membros da Academia Paulista de Letras. O autor das peças Meno Male, Caixa Dois e Às Favas com os Escrúpulos, entre outras, vai ocupar a cadeira nº 8 da instituição. A posse […]
Juca de Oliveira será definitivamente um imortal. No próximo dia 28, às 19h, o ator e dramaturgo toma posse como um dos quarenta membros da Academia Paulista de Letras. O autor das peças Meno Male, Caixa Dois e Às Favas com os Escrúpulos, entre outras, vai ocupar a cadeira nº 8 da instituição. A posse está marcada para o Teatro da Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, 312, e Juca será recepcionado pelo presidente da APL, Antonio Penteado Mendonça.
Paulista de São Roque, Juca de Oliveira tem 78 anos e mais de cinco décadas de carreira. Estudou na EAD (Escola de Arte Dramática), passou pelo TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) e viveu personagens célebres como o Ricardo III e o Othelo de Shakespeare. Entre o final da década de 60 e metade da de 70, ele foi um dos mais disputados galãs da televisão brasileira e surpreendeu ao virar a mesa e se afastar do vídeo por 20 anos para se dedicar exclusivamente ao teatro. Foi quando se tornou um exímio cronista da sociedade brasileira em comédias que levaram multidões aos teatros.
Mas imortal que se preza faz jus à honraria. Juca de Oliveira não para de jeito nenhum. Enquanto roda o seriado Os Experientes, dirigido por Fernando Meirelles para a Rede Globo, o ator deve voltar aos palcos ainda no primeiro semestre de 2014. Sob a direção de Elias Andreato, ele vai protagonizar um monólogo inspirado em Rei Lear, de Shakespeare.