Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“DentroFora” atualiza o Beckett de Paul Auster

Romancista festejado, o americano Paul Auster também teve suas incursões pelo teatro, como a peça “Hide and Seek”, escrita em 1976. A clara influência do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e de um de seus textos mais famosos, “Dias Felizes”, levou os integrantes da companhia gaúcha In.Co.Mo.De-Te a criar a tragicomédia “DentroFora”. Raro exemplo da […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h58 - Publicado em 20 out 2012, 19h28

Liane Venturella e Nelson Diniz protagonizam tragicomédia em cartaz no Sesc Consolação (Foto: Alex Ramires)

Romancista festejado, o americano Paul Auster também teve suas incursões pelo teatro, como a peça “Hide and Seek”, escrita em 1976. A clara influência do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e de um de seus textos mais famosos, “Dias Felizes”, levou os integrantes da companhia gaúcha In.Co.Mo.De-Te a criar a tragicomédia “DentroFora”. Raro exemplo da cena de Porto Alegre a passar por São Paulo, a peça está em cartaz nas sessões de segundas e terças-feiras no pequeno Espaço Beta do Sesc Consolação.

A situação absurda da mulher enterrada no solo do clássico beckettiano ganha tintas menos dramáticas, mas não menos claustrofóbicas e agoniantes. Em um dueto afinado, Nelson Diniz e Liane Venturella interpretam um homem e uma mulher presos dentro de caixas como uma metáfora sobre a imobilidade. Podem ser duas vitrines de um shopping center, caixões em um cemitério ou até apartamentos – próximos ou distantes – perdidos em centro urbano. O fato é que eles não se enxergam e cogitam ser melhor permanecer dessa forma.

Em meio a referências implícitas sobre o consumismo, a morte e a solidão, os atores brilham em um texto que prega a simplicidade com rara sofisticação. A direção de Carlos Ramiro Fensterseifer investe em detalhes como a bela luz criada por Claúdia De Bem e os figurinos de Rodrigo Nahas, reforçando o não realismo de Beckett e muito bem defendido por Nelson Diniz e Liane Venturella em movimentos coreografados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.