Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)
Continua após publicidade

“1984”: Zé Henrique de Paula encena um ano que não terminou

A obra-prima de George Orwell chega ao palco em uma época em que a vigilância pode ser consentida ou até mesmo desejada por simples mortais

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 13 jun 2018, 17h20 - Publicado em 13 jun 2018, 17h17
Carmo Dalla Vecchia e Rodrigo Caetano (Ronaldo Gutierrez/Divulgação)
Continua após publicidade

O inglês George Orwell publicou seu famoso romance em 1949 e, como um visionário, criou uma trama de atualidade persistente e assustadora. Em uma adaptação de Duncan MacMillan e Robert Icke, a obra-prima 1984 chega aos palcos sob a direção de Zé Henrique de Paula em uma época em que a vigilância pode ser consentida ou até mesmo desejada por simples mortais.

Em um Estado fictício, o Grande Irmão subiu ao poder e instaurou potências totalitárias baseadas em burocracia, censura e patrulhamento. Funcionário do Ministério da Verdade, Winston Smith (interpretado pelo ótimo Rodrigo Caetano) se incomoda diante de tanta arbitrariedade e registra impressões em um diário como preservação da memória. A paixão por Julia (papel de Gabriela Fontana) e o encontro com um dos cabeças do partido poderoso, O’Brien (o ator Carmo Dalla Vecchia, convincente), redesenham sua rota de desobediência.

+ P.I. – Panorâmica Insana: cenas de um tempo absurdo 

Bicho estranho no teatro, a ficção científica é plenamente explorada na encenação — a ponto de assustar o espectador, tamanha a frieza do resultado. Com exceção da de Caetano, as atuações são monocórdicas e as intervenções em vídeo, excessivas. O vigor da história e o espelhamento na realidade alimentam algum interesse em torno da montagem.

Continua após a publicidade

+ Aos 50, Teatro Anchieta revive sua história.

Faltou, porém, uma associação mais explícita com polêmicas contemporâneas, sejam elas da política, da sexualidade ou da religião. Assim, o Grande Irmão ganharia a cena mais assustador e mexeria com os espectadores que insistem em ignorá-lo. Eric Lenate, Rogerio Brito, Inês Aranha, Laerte Késsimos, Fabio Redkowicz e Chiara Scallet completam o elenco (120min). 14 anos. Estreou em 1º/6/2018.

+ Teatro Anchieta — Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque. Sexta e sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 40,00. Até 8 de julho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.