Randômicas Por Juliene Moretti Tudo sobre música, clipes, entrevistas e novidades dos shows.
Continua após publicidade

“Não é uma crítica ao Bolsonaro”, afirma autor de cartaz do Dead Kennedys

Pôster para turnê brasileira da banda americana circulou pela internet e foi considerado piada em relação a apoiadores do presidente

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 22 abr 2019, 19h59 - Publicado em 22 abr 2019, 19h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em sua turnê de comemoração ao aniversário de 40 anos de atividades, a banda americana de punk rock Dead Kennedys virá ao Brasil. Um cartaz anunciando os shows, lançado nesta segunda-feira (22), viralizou nas redes sociais. A ilustração do artista Cristiano Suarez mostra uma família vestida com camisetas que lembram o uniforme da Seleção Brasileira de futebol, segurando armas e com rostos similares ao de palhaços.

    Publicidade

    A imagem repercutiu como uma crítica explícita aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Suarez, no entanto, a ideia não foi atacar esse público em específico, nem ao político. “A arte é interpretativa, se a carapuça serviu, não fica no meu controle”, diz. “Eles são uma banda conhecida por ser irônica, atiram para todos os lados contra a população conservadora dos EUA, tiram sarro de programa de TV, criticam religiões. Tudo isso está no desenho.”

    Publicidade

    O processo de criação durou cerca de três semanas. O trabalho traz diversas referências a músicas do Dead Kennedys. “Adaptei as críticas presentes nas letras à realidade brasileira”, explica. “Nossa alta sociedade não gosta dos pobres, o que é parecido com a temática da música Kill The Poor. A favela em chamas ao fundo representa isso.”

    (Divulgação/Veja SP)

    Outra inspiração foi a questão armamentista, também presente no desenho. “É uma crítica a isso, de achar que o exército é a solução, como na intervenção do Rio de Janeiro.” Já a presença da maquiagem de palhaço na família se vê relacionada com outra canção do Dead Kennedys. “Eles criticam o palhaço Bozo e os americanos em Rambozo The Clown.

    Publicidade

    A camisa da Seleção Brasileira é outro ponto abordado. “As pessoas vão protestar com camisa de time de futebol, algo cômico”, acredita Suarez. A família da imagem usa ainda uma faixa com o símbolo da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista fundado por Plínio Salgado nos anos 30. 

    O artista

    Publicidade

    Natural de Palmeiras dos Índios, município do interior de Alagoas, Suarez é fã do Dead Kennedys desde a adolescência. Apaixonado por desenho, mudou-se para Maceió, onde vive até hoje, para tentar algo que envolvesse a atividade. Acabou se formando em publicidade e propaganda em 2013.

    Hoje, aos 32 anos, realizou trabalhos para mais de 25 países. Entre seus clientes, aparecem marcas como a Absolut Vodka, além de bandas como Ratos de Porão e Natiruts. No ano passado, ele foi incluído na lista dos melhores ilustradores do mundo pela revista austríaca Lürzer’s Archive.

    Publicidade

    “Não esperava toda essa repercussão”, conta. Feliz com a promessa de um pôster autografado pelo conjunto americano, ele tem como objetivo ir a um dos shows. “Eles não vêm para o nordeste, mas até brinquei com a produtora que depois dessa viralização deveria ganhar ingresso”, diverte-se.

    Continua após a publicidade
    Suarez e o gato Elvis, no estúdio do artista em Maceió (Arquivo Pessoal/Veja SP)
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.