Imagem Blog

Luan Freires - Boombox

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Shows, curiosidades e notícias do mundo da música
Continua após publicidade

Escuta só

Em 1980, a língua afiada de Frank Zappa amaldiçoou: “a maior parte do jornalismo de música é feito por pessoas que não sabem escrever entrevistando pessoas que não sabem falar para pessoas que não sabem ler”, disse ele certa vez. Para nossa sorte, ele colocou a ressalva “a maior parte”. Sendo assim, podemos desmenti-lo nas […]

Por Luan Freires
Atualizado em 26 fev 2017, 20h54 - Publicado em 18 set 2014, 19h54
 (/)
Continua após publicidade

zappa

Em 1980, a língua afiada de Frank Zappa amaldiçoou: “a maior parte do jornalismo de música é feito por pessoas que não sabem escrever entrevistando pessoas que não sabem falar para pessoas que não sabem ler”, disse ele certa vez.

Para nossa sorte, ele colocou a ressalva “a maior parte”. Sendo assim, podemos desmenti-lo nas três afirmações.

Entre os que se aventuraram a escrever sobre música (música pop, bem entendido), se destacaram Robert Christgau, Lester Bangs, Greil Marcus, Philip Norman e um sem número de outros escritores de talento, que deram contexto e unidade de sentido a todo um movimento cultural ao longo de décadas.

Também há entre os músicos grandes entrevistados. Uma breve anedota que confirma isso: nos anos 80, auge da troca de farpas entre Mick Jagger e Keith Richards, perguntaram para o guitarrista: “when will you stop bitching about Mick Jagger?”, algo como “quando você vai parar de falar mal de Mick Jagger?”. De pronto e com a rispidez que lhe é característica, ele respondeu: “ask the bitch” ou, mal traduzindo, “pergunte à %$#&”, num trocadilho que só funciona mesmo em inglês. Tenho certeza que Sartre não pensaria numa resposta tão boa.

Continua após a publicidade

Por fim, com as redes sociais, quem se interessa pelo assunto se mostra cada vez mais exigente e embasado, não se furtando a debater com os que escrevem sobre música e se arriscando eles mesmos a falar sobre o que gostam e o que não gostam em páginas próprias.

Dito isso, me pergunto: o mundo precisa de mais um blog de música? Não, não precisa. Mas sempre haverá algo de relevante a ser dito, ainda mais em tempos de ideias tão férteis e artistas tão ousados no underground e no mainstream. Pois este espaço será reservado a falar sobre tudo o que acontecer de interessante nessa esfera, independente de gêneros, rótulos ou nacionalidades.

Para encerrar a enxurrada de citações: “sem música, a vida seria um erro”, assim falou Nietzsche. Que essa seja uma contribuição para que a vida seja um tanto mais acertada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.