Imagem Blog

Memória

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Livro recém-lançado reconstitui a trajetória de mais de oitenta anos da USP

USP, 80 Anos de História (Editora Brasileira, 204 páginas, 80 reais) conta a história da instituição até os dias de hoje. O título recém-lançado é fruto do trabalho de pesquisa do professor Francisco Cabral Alambert Junior, integrante do Departamento de História da própria Universidade de São Paulo. Ela surgiu em 1934, após a união de […]

Por VEJA SP
Atualizado em 25 fev 2017, 21h11 - Publicado em 18 nov 2016, 17h18
a inauguração do prédio da Medicina, na avenida doutor arnaldo, em 1931 (Foto: Reprodução)

A inauguração do prédio da Medicina, na Avenida Doutor Arnaldo, em 1931 (Foto: Reprodução)

USP, 80 Anos de História (Editora Brasileira, 204 páginas, 80 reais) conta a história da instituição até os dias de hoje. O título recém-lançado é fruto do trabalho de pesquisa do professor Francisco Cabral Alambert Junior, integrante do Departamento de História da própria Universidade de São Paulo. Ela surgiu em 1934, após a união de várias faculdades, entre elas: Direito de São Paulo (criada em 1827); Medicina; Farmácia e Odontologia; Filosofia, Ciências e Letras; e escolas Politécnica e Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

A fachada da Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, em 1940: a USP surgiu com a fusão de várias instituições (Foto: Reprodução)

A fachada da Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, em 1940: a USP surgiu com a fusão de várias instituições (Foto: Reprodução)

 

Continua após a publicidade

A obra traz várias imagens raras, a exemplo do evento que marcou a inauguração do prédio da Avenida Doutor Arnaldo, em 1931. Atualmente, a USP oferece mais de 1 000 cursos de cultura e extensão e cerca de 300 de graduação em seus onze câmpus universitários. Os acervos de suas bibliotecas disponibilizam, juntos, mais de 20 milhões de obras. Outras iniciativas, como a estação Ciência e os museus, recebem um público superior a 2 milhões de pessoas por ano.

+ Livro relembra momentos marcantes do Playcenter, fechado desde 2012

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.