Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Documentário recém-lançado conta a história da Revolução de 1932

Reconstituir a Revolução Constitucionalista é o objetivo do documentário 1932 — Histórias de uma Guerra, que teve lançamento comercial há poucos dias. Com 86 minutos e realizado por 900 000 reais, o filme reúne entrevistas com professores e veteranos, além de fotografias e vídeos históricos. + Uma caravela no meio da 23 de Maio O […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 11h32 - Publicado em 10 jun 2016, 18h47
Voluntários da Revolução de 1932 utilizando arma antiaérea, imagem reproduzida do livro "A Revolução de 32".

Voluntários da Revolução de 1932 utilizando arma antiaérea, imagem reproduzida do livro “A Revolução de 32″.

Reconstituir a Revolução Constitucionalista é o objetivo do documentário 1932 — Histórias de uma Guerra, que teve lançamento comercial há poucos dias. Com 86 minutos e realizado por 900 000 reais, o filme reúne entrevistas com professores e veteranos, além de fotografias e vídeos históricos.

+ Uma caravela no meio da 23 de Maio

O DVD será distribuído gratuitamente em escolas, faculdades e centros de memória, e também está à venda por 19,90 reais em locais como a Livraria Cultura. A obra tem produção e direção de Thiago Montelli, com pesquisa e apresentação dos historiadores André Cezaretto e Thiago Castro.

Ocorrida ao longo de três meses, a Revolução de 1932 pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas, que havia assumido a Presidência dois anos antes por meio de um golpe de estado, impedindo a posse do então governador de São Paulo, Júlio Prestes, e encerrando o período conhecido como República Velha. “Ao contrário do que muitos pensam, a guerra não foi uma ação isolada de São Paulo. Ela movimentou o Brasil inteiro”, afirma Thiago Castro.

Continua após a publicidade

Publicidade