Festival no Reag Belas Artes reúne filmes exibidos em Cannes e Berlim
Evento terá primeira exibição em São Paulo de 'Motel Destino', de Karim Aïnouz, que concorreu à Palma de Ouro
Os cinéfilos paulistanos terão a oportunidade de se sentir em Cannes sem precisar sair da cidade. O Reag Belas Artes apresenta, entre 1° e 14 de agosto, o Festival Filmes Incríveis, uma programação com filmes exibidos no festival francês, além de outros títulos de cineastas ao redor do mundo, todos inéditos no circuito brasileiro.
Serão vinte filmes de países diferentes. O destaque da seleção de obras que estreou na França é Motel Destino, de Karim Aïnouz, em sua primeira exibição em São Paulo.
Haverá títulos premiados, como Universal Language, do canadense Matthew Rankin, ganhador da Quinzena dos Realizadores, e Norah, do saudita Tawfik Alzaidi, vencedor do prêmio de melhor atriz na mostra Un Certain Regard. Outras produções que passaram pelo festival são Meeting Pol Pot, do cambojano Rithy Panh, e Animale, da franco-argelina Emma Benestan.
Haverá uma exibição especial de Spokój/The Calm, do polonês Krzysztof Kieslowski, originalmente lançado em 1976 e restaurado para a ocasião no Belas Artes.
Filmes premiados em outros festivais também estarão presentes. Soundtrak to Coup d’Etat, do belga Johan Grimonprez, foi prestigiado em Sundance. Reinas, da peruana Klaudia Reynicke-Candeloro, e Memorias de un Cuerpo que Arde, da costa-riquenha Antonella Sudasassi, ganharam destaque em Berlim.
O Japão será representado por O Homem Com a Caixa de Papelão, de Gakuryu Ishii, também apresentado em Berlim, e os Estados Unidos, por All Dirt Roads Taste of Salt, de Raven Jackson.
A volta ao mundo continua em um passeio pela Geórgia, Irlanda, Índia, Irã, Nepal e Tunísia.
Cada filme terá três sessões. O público premiará seu favorito por meio de uma votação. Os ingressos saem a preços acessíveis (R$ 10, inteira), com opção de um passaporte que dá direito a cinco exibições.
A programação completa, com dias e horários, será anunciada em breve nas redes sociais do cinema.
Publicado em VEJA São Paulo de 12 de julho de 2024, edição nº 2901