1982: assombrações paulistanas no ano de ‘Poltergeist’
Jovens nascidos depois dos anos 80 que pegam o controle remoto hoje em dia e encontram os programas do João Kléber podem até não acreditar, mas sim, um aparelho de televisão já foi algo muito mais assustador neste planeta. Em Poltergeist, projeto de Steven Spielberg dirigido por Tobe Hooper, a garotinha se comunicava com a TV e tinha […]

Jovens nascidos depois dos anos 80 que pegam o controle remoto hoje em dia e encontram os programas do João Kléber podem até não acreditar, mas sim, um aparelho de televisão já foi algo muito mais assustador neste planeta.
Em Poltergeist, projeto de Steven Spielberg dirigido por Tobe Hooper, a garotinha se comunicava com a TV e tinha estranhos amigos imaginários (já fez muita gente dormir de fraldão na época).
+ A trágica morte de duas atrizes do filme de terror Poltergeist
Eis que o clássico do terror, de 1982, está de volta (tudo sobre o filme aqui). Confira a crítica de Miguel Barbieri Jr.
Mas se você acha que o exuzinho doméstico foi a coisa mais assustadora vivida pelos paulistanos em 1982, espere até ver esta lista de assombrações naquele ano:
Na categoria: “Ai, que medo!”
1 – NAVE ESPACIAL NA CLASSE ECONÔMICA
O comandante de um voo nacional que tinha como destino a cidade de São Paulo ficou tão assustado com uma aparente nave espacial que surgiu nas janelinhas do avião que disse aos passageiros: “Estamos observando possivelmente um objeto não identificado de grande luminosidade do lado esquerdo do avião”. Uma das comissárias, mais direta ao ponto, gritou: “Tem um disco voador lá fora”. #Sutilezas
Para completar o susto, eles serviram uma barrinha de cereal de banana (brincadeira, naquela época não tinha isso).
Categoria: “Não vou dormir nesta noite!!”
2 – O UIVO DO PÂNICO
Em janeiro de 1982, uivos podiam ser ouvidos em um distrito policial localizado no bairro do Carandiru. Isso espalhou pânico entre a população. Seria um marginal transmutado em lobisomen? Calma, gente, tá explicado: em uma das celas, a pedido do delegado de plantão, o cachorro Max havia sido detido e acorrentado. O caso, que foi registrado num boletim de ocorrência, envolvia a briga de um cabo da polícia e uma dona de casa, que disputavam a posse do bicho.
Categoria: “Não apaguem as luzes!!!”
3 – MICHAEL JACKSON
Não estamos falando desta cena, de Thriller, mais importante videoclipe lançado em 1982 (ou seria na história da música?)…
… e nem deste penteado harmonizado com o provocante bigode penugem, em foto feita no mesmo ano:
…Mas – Poltergeist que nos desculpe- que medo DESTE CLAREAMENTO DENTAL em pleno início da década de 80!
Categoria: trauma eterno
4- PAOLO ROSSI
Ele foi o autor dos três gols da Itália no placar de 3 X 2 contra a querida seleção de 1982, e adiou por muitos, muitos anos nosso sonho de ser tetracampeão.
Não foi um baque qualquer. Favorita ao título, a seleção comandada por Telê Santana tinha craques como Zico, Sócrates e Falcão e encantava com um futebol jogado com muita classe.
Categoria: “E você tendo pesadelo com o Bolsonaro…”
5 – JÂNIO QUADROS
Depois de ser eleito presidente em 1961 e renunciar meses depois, precipitando uma crise no país, Jânio Quadros reapareceu como um fantasma no cenário político para disputar novamente o governo de São Paulo em 1982. Não teve sucesso, mas chegou a dar frio na espinha dos paulistas.
Categoria: terror e ódio
6 – FREDERICO SCORZA, O VILÃO DA PAULISTA
Uma minissérie com o título Avenida Paulista – imaginem a importância que se dava a isso em 1982. A cidade ficou de olho na trama, que trazia o novinho Antônio Fagundes, e nas maldades do vilão Frederico Scorza, o empresário inescrupuloso vivido por Walmor Chagas.
Ele articulou, chantageou, usou, abusou e, para alegria dos telespectadores, acabou assassinado. Antes ele do que você.
Categoria: fica aí no túmulo, sua maldita
7 – O SETEMBRO NEGRO
Não era filme do Zé do Caixão, mas termo muito usado no noticiário econômico. Quem lembra da crise da dívida externa daquele fatídico ano para a economia nacional tem calafrios. A população quase pagou o pato com um racionamento de combustível, com o petróleo atingindo preços altíssimos. Houve entre as medidas redução da importação e uma escalada da inflação. O Brasil era tratado como “a bola da vez”, o “próximo a quebrar”.
Pronto. Já passou. Depois dessas assombrações que ficaram lá no passado, agora você pode assistir a Poltergeist sem medo.
Leia tudo sobre o filme clicando aqui.