Imagem Blog

Fit Family

Por Blog
Continua após publicidade

Diga não ao desperdício de alimentos, um problema grave para o planeta atualmente

O sistema global de alimentos é responsável por 80% do desmatamento e 70% do consumo de água doce do nosso planeta. Isso já não seria razoável se todo esse alimento estivesse sendo utilizado, mas, e se eu contar para vocês que cerca de 1/3 dessa produção é desperdiçada? Esse dado só piora, pois equivale a […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 15h55 - Publicado em 18 jun 2015, 21h35

desperdicio 2

O sistema global de alimentos é responsável por 80% do desmatamento e 70% do consumo de água doce do nosso planeta. Isso já não seria razoável se todo esse alimento estivesse sendo utilizado, mas, e se eu contar para vocês que cerca de 1/3 dessa produção é desperdiçada? Esse dado só piora, pois equivale a 300 milhões de toneladas de comida ou 1 trilhão de dólares, o que daria para alimentar em torno de 800 milhões de pessoas.

+ Estratégias de alimentação pré e pós-treino

Trata-se de um assunto muito sério e que precisa ser discutido, pois coloca em jogo o futuro do planeta. Se as coisas continuarem do jeito que estão, em 2030 precisaremos de dois planetas para dar conta desses nossos gastos, já que nosso consumo representa mais do que 1,5 vez a capacidade de carga da Terra. Assustador, não?

Continua após a publicidade

Para que essa previsão não se torne uma realidade, é necessário aumentar a produtividade da cadeia alimentícia, ou seja, fazer mais usando menos. Isso envolve também a mudança do padrão de consumo da população, sendo necessário fazer escolhas conscientes, pensar antes de usar ou comprar, otimizar os recursos que já temos, entre outras atitudes.

Desperdicio 1

Já existe um programa ambiental da Nações Unidas que envolve 65 países e se chama PAGE: Parceria para Ação pela Economia Verde. Na economia verde não existe o conceito de resíduos, ou seja, ela imita os processos naturais e fornece apenas alimentos para outros organismos ou processos, tendo como foco a melhora do bem estar humano, a igualdade social e a diminuição dos riscos ambientais. Esse será o futuro de todas as nações se quisermos um planeta saudável no futuro….e esse futuro está bem próximo!

Continua após a publicidade

+ Você conhece a Campanha Segunda Sem Carne?

Então, vocês acham que o consumo consciente é uma questão de escolha ou de necessidade? #consumoconsciente #sustentablediet

A fonte destas informações é o site www.akatu.org.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.