O melhor do Carnaval no litoral paulista
SANTOS Durante os dias de Carnaval, as tendas da orla da praia — da 1 até a 5 — terão festas animadas por marchinhas das antigas. Cerca de 70 bandas, espalhadas em diversos pontos da cidade, fazem as vezes dos blocos e prometem embalar milhares de foliões ao longo do feriado com o Carnabanda, cuja […]
SANTOS
Durante os dias de Carnaval, as tendas da orla da praia — da 1 até a 5 — terão festas animadas por marchinhas das antigas.
Cerca de 70 bandas, espalhadas em diversos pontos da cidade, fazem as vezes dos blocos e prometem embalar milhares de foliões ao longo do feriado com o Carnabanda, cuja agenda completa está aqui. Longe da praia, nos dias 9, 10 e 11, é a vez das escolas de samba darem o ar da graça na Passarela do Samba. Confira aqui a ordem dos desfiles.
GUARUJÁ
Além do desfile das escolas de samba, 32 blocos de rua ocupam diversas partes da cidade. A animação diária segue até 12 de fevereiro. Veja aqui a programação completa dos grupos.
A festa na Passarela do Samba, onde ocorrem os desfiles, tem início nesta sexta (8), com o tradicional ritual de lavagem da avenida, embalada pelo grupo Afoxé Motumbaxé. Na sequência, a Corte Carnavalesca se apresenta ao público. Os tamborins começam a esquentar a partir das 20h50, com o desfile das escolas. As apresentações seguem até o dia 12 com o desfile das campeãs. Confira aqui a agenda.
SÃO SEBASTIÃO
O “Grito do Carnaval”, na noite de sexta (8), abre a folia com muito samba e passistas, em um cortejo pelo centro histórico, em direção à Praça do Coreto, onde o Bloco do Barril se junta à festa, por volta das 22h. Todos os dias, a partir das 23h, bailes e marchinhas tomam a Praça de Eventos da Rua da Praia. Na parte da tarde, a Praça do Coreto recebe matinês especiais para as crianças.
Os blocos carnavalescos animam o sábado (9) pelas ruas do centro. Um dos mais disputados, o Bloco dos Sujos reúne homens que se vestem de mulheres e vice-versa, a concentração será em frente à quadra poliesportiva do bairro da Vila Amélia, às 20h. Na segunda (11), o Bloco da Panela fará a festa no bairro São Francisco, das 12h às 17h. Já na Rua da Praia desfilarão os blocos do Barril, do Guerreiros do Samba e da Saúde, a partir das 21h. As praias de Boiçucanga e Barra do Una também recebem grupos de folia. Veja aqui a programação completa.
Em São Sebastião, o desfile das escolas de samba ocorre no domingo (10), às 21h.
ILHABELA
Entre as atrações da ilha, uma comemoração é, no mínimo, peculiar. Trata-se do Banho da Dorotéia, que começa às 14h da terça (12) de Carnaval, com concentração na Praça Coronel Julião. Dali, os foliões partem pelas ruas do centro histórico até o tradicional mergulho no mar, no píer da Vila. Detalhe: eles caem no mar com fantasias feitas de papel crepom. Segundo os adeptos da tradição, o desfazer dos adereços na água leva embora também as energias negativas.
Além desta celebração, onze blocos também agitam o balneário e sete escolas de samba participam dos desfiles, que ocorrem na segunda (11) e na terça (12) e são sempre seguidos de um baile ao ar livre. Confira a programação completa aqui.
UBATUBA
Um trio elétrico servirá de palco para artistas locais se apresentarem nos dias 9, 11 e 12 de fevereiro, a partir da 1h, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig. Entre os dias 8 e 13, dezessete blocos também prometem agitar a cidade de norte a sul, em vários horários.
A praia ainda organiza um “Carnaval Histórico” com marchinhas e músicas das antigas. As apresentações ocorrem na Praça da Matriz todas as noites — e nas tardes, em edições matinês para crianças.
Na região sul, um grande palco montado na Praia de Mandaratuba garante quatro horas diárias de shows, sempre a partir das 21h.