Imagem Blog

Delícia de Conta

Por Comidinhas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas de comidinhas com bom custo-benefício e notas sobre promoções que agradam tanto o paladar quanto a carteira
Continua após publicidade

Arcelia Gallardo é a especialista em chocolate número 1 de SP

À frente da marca Mission, a confeiteira americana fatura o título inédito de chocolatière do ano pelo COMER & BEBER 2024/2025

Por Larissa Zapata
5 set 2024, 22h17
Mulher segurando uma colher e um pote com chocolate e passando no rosto como uma máscara de skincare
Arcelia Gallardo: em uma sessão de hidratação com chocolate 61% da Amazônia, a pedido da Vejinha (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Ela é uma cidadã do mundo. No Brasil desde 2014, escolheu São Paulo para se fixar. O que trouxe a norte-americana Arcelia Gallardo, de ascendência mexicana, ao Brasil foi sua paixão por chocolate.

Num já distante 2003, a especialista, hoje com 47 anos, deu os primeiros passos nesse universo ao trabalhar na área de marketing da Le Cordon Bleu de sua cidade natal, Los Angeles. Era um ímpeto tão arrebatador que ela chegou a montar uma loja em São Francisco chamada Casa de Chocolates.

Uma década depois, decidiu passar o comércio adiante e se fixar em um país onde se cultivasse cacau. Queria conhecer de perto as lavouras do fruto essencial à elaboração do doce-mania-mundial.

Mergulhou fundo nesse processo e entrou em contato com pequenos agricultores familiares no Nordeste e na Amazônia, celeiros de sua matéria-prima essencial. Foi adiante. Passou a incorporar produtos regionais nos tabletes confeccionados. “Procuro que a simplicidade e a pureza se reflitam no que faço”, explica.

Barras de chocolate quebradas em quadradinhos e desenho feito ao lado com chocolate derretido
Mission Chocolate: barras de chocolate com queijo da Canastra, wild 65% cacau e 70% cacau Vale Potumuju (Ligia Skowronski/Veja SP)

Foi assim que a barra de chocolate ao leite ganhou a adição de queijo da Serra da Canastra (R$ 30,00). “O país tem seu próprio caso de amor com esse queijo. Para mim, parecia lógico juntar os dois em um doce que representasse o Brasil”, explica.

Sem perder a humildade, gosta de dizer que se considera uma estudante da cultura e da gastronomia nacionais e continua a se aprofundar para ampliar o repertório de ingredientes.

Quando conheceu algumas empresas de processamento de açúcar, por exemplo, descobriu o funcionamento da produção da rapadura e o sabor intenso do melaço.

Juntou a isso às memórias do cheiro de caipirinha clássica de limão, que a fizeram lembrar do açúcar mascavo, e assim nasceu o chocolate rapadura limão 60% cacau (R$ 30,00). “Meu processo de criação acontece assim, livremente, a toda hora”, descreve Arcelia, que leva o título inédito de chocolatière do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER.

Publicado em VEJA São Paulo de 6 de setembro de 2024, edição nº 2909.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.