Aulas de música para bebês
Por Meriane Morselli, editora de VEJA SÃO PAULO Será possível ensinar música a um bebê de 3 meses? É sim. Dois músicos-educadores, Aline Romeiro e Wlad Mattos, criaram em 2007 a Baby Arts, que oferece cursos exclusivos voltados para a garotada a partir dessa idade até os 5 anos. A ideia ali não é que ninguém […]
Por Meriane Morselli,
editora de VEJA SÃO PAULO
Será possível ensinar música a um bebê de 3 meses? É sim. Dois músicos-educadores, Aline Romeiro e Wlad Mattos, criaram em 2007 a Baby Arts, que oferece cursos exclusivos voltados para a garotada a partir dessa idade até os 5 anos. A ideia ali não é que ninguém saia tocando violão e guitarra, mas sim despertar a percepção artística e dos sons, além de promover o desenvolvimento social. Só os alunos da última faixa etária iniciam de fato a aprendizagem para tocar um instrumento, o piano.
Uma das aulas, chamada de interação musical, rola numa sala forrada de colchões. As crianças, junto de seus acompanhantes adultos, tiram os sapatos e ouvem Aline cantar músicas, dançam, assistem a vídeos, batem palmas e manuseiam violões, chocalhos, pandeiros…. E elas parecem se divertir muito explorando cordas e batuques. “A participação dos adultos mostra-se fundamental para o bom aproveitamento das crianças”, diz Aline.
O repertório das sessões muda a cada três semanas e inclui desde música erudita até folk e MPB. Em outra sala, os pais podem inscrever a meninada no curso de aprendizagem musical, montado para desenvolver a aptidão para a música.
O trabalho de Aline e Wlad vai além do Baby Arts. Eles participaram de dois CDs da série MPBaby, com cantigas e rimas, e têm um disco autoral de canto sem palavras batizado de Pam Pam, gravado em parceria com dois músicos italianos. O próximo disco próprio está em fase de produção. A dupla foi ainda mentora do Concerto para Bebês, que passou pelo Sesc Pinheiros em 2010.
Cada aula dura até 45 minutos e recebe, no máximo, sete duplas. Custa a partir de 295 reais por mês.
Baby Arts