Qual é o seu ritmo?
Você tem noção de qual é seu ritmo na corrida? Sabe qual é sua frequência cardíaca ideal durante a atividade física? Tudo isso você pode descobrir através de um teste ergométrico e também por meio de sua própria vivência – mas é preciso ser observador. É importante se conhecer e entender o que acontece com […]
Você tem noção de qual é seu ritmo na corrida? Sabe qual é sua frequência cardíaca ideal durante a atividade física? Tudo isso você pode descobrir através de um teste ergométrico e também por meio de sua própria vivência – mas é preciso ser observador. É importante se conhecer e entender o que acontece com seu corpo para não exagerar e até para poder evoluir com segurança.
Mas pode ser muito complexo – especialmente para o iniciante – falar em velocidade de momento, velocidade média, pace, ritmo… Comece, então, de forma simples, descobrindo qual seu tempo médio por quilômetro: analise em quantos minutos você completa cinco quilômetros, de maneira confortável. A conta é simples: se você correu cinco quilômetros em 30 minutos, por exemplo, seu ritmo médio foi de seis minutos.
Ok, mas você quer evoluir. Então, mais adiante, comece a variar os treinos correndo mais rápido uma distância curta ou correndo uma distância maior em velocidade mais lenta. Experimentando diferentes ritmos, aos poucos você passa a perceber o que é confortável e o que não é.
Para não ficar uma coisa subjetiva, uma sugestão bem prática e que ajuda muito é criar o hábito de anotar logo após cada treino seu pulso médio, sua velocidade, sua temperatura, o tempo de duração da atividade e principalmente sua percepção de esforço (leve, moderado, difícil). É interessante acompanhar essas informações e perceber o que você pode ajustar em sua corrida, onde pode melhorar, o que pode prejudicar… E, claro, discuta essas observações com seu treinador para que ele faça um planejamento adequado à sua condição.