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Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Oito dicas para migrar da caminhada para a corrida em um mês

Você começa a caminhar e, um belo dia, sente que já pode correr… Mas quando exatamente acontece esse “um belo dia”? Como saber se você está apto a avançar? Essas são dúvidas muito frequentes entre os iniciantes. Por isso, reuni oito dicas para ajudá-lo a evoluir no esporte com segurança: + Seis (bons) motivos para você […]

Por Marcus Oliveira Atualizado em 26 fev 2017, 21h42 - Publicado em 18 jun 2014, 19h14
O mais importante para evoluir é ficar atento à sua percepção de esforço Crédito: Latinstok

O mais importante para evoluir é ficar atento à sua percepção de esforço Crédito: Latinstok

Você começa a caminhar e, um belo dia, sente que já pode correr… Mas quando exatamente acontece esse “um belo dia”? Como saber se você está apto a avançar? Essas são dúvidas muito frequentes entre os iniciantes. Por isso, reuni oito dicas para ajudá-lo a evoluir no esporte com segurança:

+ Seis (bons) motivos para você treinar na esteira

1 – Costume: um programa de caminhada, geralmente, dura oito semanas (dois meses). É nesse período que seu corpo vai se habituar ao exercício. Essa caminhada é feita em ritmo esportivo, ou seja, um pouco mais intenso. Você consegue falar com facilidade, começa a transpirar e atinge entre 55 e 60% da sua frequência cardíaca média (FCM);

2 – Primeiros passos: por cerca de três semanas, você pode intercalar a caminhada com o trote – diminuindo gradativamente o período de caminhada e aumentando o de trote. Vale dizer que no trote as passadas são curtas, a respiração acelera, mas ainda dá para conversar, com 60 a 70% da FCM;

3 – Aumentando: passe a trabalhar ciclos mais longos de corrida. Comece com 10 minutos de corrida leve. Os passos são mais ritmados e a respiração fica mais forte, com 70% a 80% da FCM;

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4 – Limites: o mais importante é ficar atento à sua percepção de esforço. Você deve correr esses 10 minutos de maneira confortável e terminar bem para poder subir o próximo degrau;

5 – Crescente: a ideia é ir aumentando cinco minutos de corrida a cada semana – sempre levando em conta que você deve se sentir confortável e se recuperar bem;

6 – Um mês: se evoluir direitinho, ao final de mais um mês, estará correndo direto por 30 minutos;

7 – Progredindo: para continuar melhorando, vá aumentando cinco minutos por semana, até atingir 45 minutos;

8 – Persistência: a qualquer momento, caso não esteja correndo de maneira tranquila, não avance. Melhor repetir alguns níveis do que desistir ou se machucar.

Saiba onde encontrar bons parques para correr na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM

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