Apê compacto na Vila Mariana organiza o layout a partir da estante vazada
projeto é assinado por dois escritórios: Estúdio Auna e Studio Monfré Arquitetura. Lar de um homem e dois cachorros, o imóvel poderá ser alugado no futuro
Este compacto apartamento de 41m² na Vila Mariana, em São Paulo, foi adquirido pelo seu comprador na planta, tendo chegado aos escritórios Estúdio Auna e o Studio Monfré Arquitetura, que assinam o projeto de interiores, com algumas modificações realizadas pela construtora. Apesar disso, o novo lar de um homem solteiro e seus dois cachorros não sofreu quase nenhuma alteração estrutural; dessa forma, foram mantidos todos os acabamentos preexistentes, com exceção do piso da varanda, que precisou ser integrado.
“Começamos o projeto um pouco antes dele pegar as chaves; e um dos principais pedidos do cliente foi que o apartamento contasse com uma boa área de armazenamento, visto que seu apartamento atual tinha o dobro de tamanho”, comenta a arquiteta Ana Carolina Maia, do Estúdio Auna.
Assim, a dupla de escritórios procurou manter a atmosfera urbana do décor através da materialidade, dos móveis sob medida e das soluções de layout, que garantiram ao apartamento boa circulação e boa iluminação apesar do espaço reduzido. A ideia é que o imóvel também possa servir de aluguel no futuro, por conta da sua praticidade.
No projeto, a cozinha e a área de serviço formam um “bloco” à parte marcado pela cor azul marinho – um dos grandes destaques do imóvel –, apenas contrastado pelos azulejos estampados, a bancada e os pisos claros. O espaço compacto comporta lava-louças, forno multifuncional, cuba, cooktop e depurador, além de uma geladeira espaçosa. A partir do desenho da estante da sala, ela ainda ganhou um armário alto para despensa que complementou a área de armazenamento.
A sala de estar e varanda foram integradas a fim de garantir um melhor aproveitamento do espaço. Para a sala, foi projetada uma estante de vergalhões com prateleiras em chapa metálica lisa e nichos de diferentes cores e formatos, que acabou se tornando um dos principais elementos do projeto; além de um móvel baixo para armazenamento de equipamentos. Visualmente leve, a estante ganhou um acabamento com cor próxima à da parede, o que garantiu a sensação de unidade. Do lado oposto, foi aplicado um revestimento de placa cimentícia que conferiu uma atmosfera urbana.
Logo ao lado da entrada do apê, foi projetada uma pequena bancada para servir de apoio para quem entra. Multifuncional, ela resguarda, abaixo dela, uma bancada auxiliar de refeições. A ideia foi projetá-la com rodinhas para que eventualmente o morador possa levá-la até a varanda caso assim o quisesse.
Já no quarto, as arquitetas apostaram na iluminação para trazer ainda mais conforto. Cores foram pontualmente distribuídas na decoração, mas todas em tons neutros, para não carregar o visual. Por fim, as áreas do lavatório foram mantidas em sua maior parte conforme entregues pela construtora. Bancadas, metais e louças não sofreram alterações; apenas foram incluídas a marcenaria, o box e o nicho.