Imagem Blog

CASACOR

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

5 apps que identificam plantas por fotos

Por meio de inteligência artificial, esses aplicativos permitem ao usuário identificar uma espécie com a câmera do celular

Por Yeska Coelho/CASACOR
21 dez 2021, 10h00
5 apps que identificam plantas por fotos
(PIxabay/Veja SP)

Você já se deparou em uma situação que viu uma planta na rua ou na casa de um conhecido e ficou se perguntando de qual espécie se tratava? Ou mesmo ganhou uma de presente e não sabe quais cuidados são necessários para preservá-la? Essas dúvidas são muito comuns, afinal, só no Brasil, segundo dados do IBGE, existem mais de 46 mil espécies vegetais.

Felizmente, hoje podemos contar com tecnologia para nos ajudar no cultivo e identificação. É isso o que apps para identificação de espécies estão oferecendo – uma forma prática e acessível de ajudar os amantes de plantas a descobrirem novas espécies e dicas incríveis de cultivo.

A seguir, selecionamos 7 aplicativos disponíveis em Android e IOS, confira!

PlantSnap

 

5 apps que identificam plantas por fotos
(Divulgação/Veja SP)

O PlantSnap possui mais de 600 mil espécies cadastradas em seu banco de dados para que você se reconecte com a natureza. Ele ainda oferece a funcionalidade de compartilhamento para mostrar suas descobertas aos contatos do seu celular.

Além da tecnologia, o PlantSnap oferece um feed, como uma rede social dos amantes de natureza compartilharem dicas, descobertas e fotos raras. Outra vantagem que o app oferece é o cuidado com a natureza. Para cada pessoa que baixa o aplicativo e se torna um usuário registrado, o PlantSnap planta uma árvore.

NatureID

 

5 apps que identificam plantas por fotos
(Divulgação/Veja SP)

O NatureID possui mais de 10 mil plantas cadastradas em seu banco de dados, e além de identificar as espécies, também oferece várias funcionalidades para apoiá-lo no cultivo, como lembretes de cuidados, dicas de tratamentos e um verdadeiro dossiê sobre diferentes plantas.

Outra funcionalidade que torna o app atrativo é que ele funciona como “médico de plantas“. O usuário pode tirar a foto da espécie e descobrir rapidamente qual o tratamento ideal desde os primeiros sintomas.

Seek by iNaturalist

 

5 apps que identificam plantas por fotos
(Divulgação/Veja SP)

O Seek foi um aplicativo criado pela equipe da iNaturalist, uma iniciativa da California Academy of Sciences e da National Geographic Society. O objetivo é aliar tecnologia e funcionalidade tanto para descobrir espécies de plantas como também de animais – e tudo isso apenas abrindo a câmera do celular e apontando!

Aves, plantas, fungos, insetos e outros seres vivos podem ser identificados pela tecnologia do app. Outra vantagem é que ele não necessita de cadastro para funcionar por padrão (a menos que o usuário deseje vincular sua conta da iNaturalist, já existente, no aplicativo do Seek).

PictureThis

 

5 apps que identificam plantas por fotos
(Divulgação/Veja SP)

Com mais de 10 mil espécies cadastradas no banco de dados, o PictureThis oferece ao usuário a chance de identificar novas plantas a apenas um clique de distância, com precisão que chega a 98%.

Os usuários também contam com um fórum com diversos especialistas em jardins e floricultura para receberem dicas de cultivo ou informações curiosas sobre uma determinada planta encontrada.

PlantNet

5 apps que identificam plantas por fotos
(Divulgação/Veja SP)

O PlantNet foi desenvolvido por um consórcio de cientistas do CIRAD, INRA, INRIA, IRD e da rede Tela Botânica, financiado pela Fundação Agropolis. O sistema tem o objetivo de ajudar amantes da natureza a descobrir espécies, tendo no banco de dados mais de 3.700 espécies cadastradas – lista essa inclusive que está disponível no aplicativo.

Apenas um ponto de atenção: o app não identifica plantas ornamentais ou de horticultura.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.