Imagem Blog

Carnaval SP

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blocos, desfiles e muito mais

Confraria do Pasmado troca Vila Madalena por Pinheiros para dar mais segurança aos foliões

  Tradicional bloco da Vila Madalena, o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado vai mudar de endereço neste ano.  Após sete anos arrastando foliões pelas ruas do bairro no domingo que antecede o Carnaval, o Confraria desfilará neste ano em Pinheiros em duas datas: 8 (domingo) e 14 (sábado) de fevereiro.  A concentração será na esquina […]

Por Jussara Soares
Atualizado em 26 fev 2017, 19h21 - Publicado em 12 jan 2015, 18h44
Confraria do Pasmado desfila nesta tarde em Pinheiros (Divulgação/Veja SP)
Continua após publicidade
bloco-confraria-3

Confraria do Pasmado: púbico estimado de 25 000 em 2014 nas ruas da Vila Madalena. (Foto: Divulgação)

 

Tradicional bloco da Vila Madalena, o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado vai mudar de endereço neste ano.  Após sete anos arrastando foliões pelas ruas do bairro no domingo que antecede o Carnaval, o Confraria desfilará neste ano em Pinheiros em duas datas: 8 (domingo) e 14 (sábado) de fevereiro.  A concentração será na esquina da Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima e o bloco seguirá em direção ao Largo da Batata, onde fará sua dispersão.  “Estamos mudando com dor no coração. Mas o bloco cresceu muito e a Vila já não nos comporta”, diz o mestre de bateria e um dos diretores do bloco,  Ronaldo Bitello.

Continua após a publicidade

A mudança, segundo Bitello, foi motivada não por uma exigência dos moradores da Vila Madalena, mas por uma necessidade de dar mais conforto às pessoas. “Sempre tivemos ótimo relacionamento com a associação de moradores, mas não queríamos ficar em um ambiente em que não poderíamos controlar a segurança”, afirma o mestre.

O Confraria do Pasmado surgiu em 2003 como uma roda de samba criada por amigos que se encontravam no bar Mercearia, ali na Rua Rodésia. Em 2007, resolveram colocar o bloco na rua. No primeiro ano, atraíram trezentas pessoas que fizeram uma volta em torno da Praça Rafael Sapienza. Em 2013, já com a explosão do Carnaval de rua na cidade, o Confraria teve um público estimado de 12 000 pessoas. No ano passado, 25 000 foliões dançaram ao som de sambas clássicos, marchinhas,  hits de axé e músicas próprias.

bloco-confraria-2
Continua após a publicidade

De mudança para Pinheiros, o Confraria fará dois desfiles em 2015: nos dia 8 e 14 de fevereiro (Foto: Divulgação)

 

“O Confraria é um bloco família. Vemos o Carnaval como uma manifestação popular, não como um mercado. É diferente dos blocos do Rio de Janeiro que vêm para cá. Nós prezamos pelo samba paulistano”, diz Bitello, que comanda uma bateria com sessenta ritmistas.

Continua após a publicidade

Em 2015, além de mudar de endereço, o Confraria estreia desfilando também no sábado de Carnaval, dia 14.  “Nossa decisão é incentivar o Carnaval de rua de São Paulo que está voltando com força total, por isso faremos um segundo desfile na manhã de sábado”, diz o mestre.

No dia 8 de fevereiro, a concentração começa às 13h e o desfile acontecerá pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. Já no dia 14, a concentração será às 8h, e a estimativa é que o desfile  atraía um público menor. “Neste dia, queremos sair pelas ruas internas de Pinheiros e atrair os moradores.”, diz Bitello.

 

Serviço:

Continua após a publicidade

Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado

08/02 – Domingo
Local:  Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima
Horário: 13h

14/02 – Sábado
Local:  Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima
Horário: 8h

 

Gostou do Confraria do Pasmado e vai desfilar com eles? Curta a página deles aqui no Facebook.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.