Almoço gratuito na Casa do Povo, no Bom Retiro
Iniciativa que teve quatro edições em maio de 2019 já serviu mais de 400 pratos
Nesta sexta (31), rolou a última edição do projeto Cozinha Aberta: Por Que Fazer Arte Se Falta Comida?. A iniciativa, tocada por um grupo de artistas que se intitula Universidad Desconocida (UU), oferece almoços gratuitos na Casa do Povo, no bairro do Bom Retiro. Nas últimas quatro edições, também realizadas em maio, foram servidos 400 refeições. As mesas para saborear as comidas ficam espalhadas pela calçada e pelo térreo do espaço cultural. Dentre os produtos comprados para o almoço, que é vegetariano, estão arroz, feijão, farofa, sal e azeite.
A verba que os viabiliza vem do edital Proac Territórios da Arte, com o qual a Casa do Povo foi contemplada em 2018. A soma também é usada para remunerar os cozinheiros e custear outras iniciativas que acontecem no espaço cultural, a exemplo da produção de uma nova edição do jornal Nossa Voz, que tem tiragem média de 2 000 exemplares.
O restante dos alimentos usado nas refeições é coletado na feira que acontece na rua Antônio Coruja, também no Bom Retiro. “Aproveitamos o que é deixado pelos feirantes”, explica o cearense Jonas Van Holanda, 29, um dos membros da Universidad. Ele adiciona que os itens são higienizados em cubas por meio de molhos em água com vinagre ou bicarbonato de sódio.
“A comida faz com que as pessoas fiquem juntas, além de ser um lugar de cuidado e respeito. São coisas básicas que muita gente não têm”, esclarece Jonas sobre a escolha dessa área para o desenvolvimento do projeto. Para o artista, ela também possibilita que pessoas que não vão ao espaço cultural o entendam como um espaço de acolhimento.