Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Almoço gratuito na Casa do Povo, no Bom Retiro

Iniciativa que teve quatro edições em maio de 2019 já serviu mais de 400 pratos

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 Maio 2019, 15h58 - Publicado em 31 Maio 2019, 15h57
Almoço gratuito na Casa do Povo: projeto artístico que pensa a comida (Camila Svenson/Divulgação)
Continua após publicidade

Nesta sexta (31), rolou a última edição do projeto Cozinha Aberta: Por Que Fazer Arte Se Falta Comida?. A iniciativa, tocada por um grupo de artistas que se intitula Universidad Desconocida (UU), oferece almoços gratuitos na Casa do Povo, no bairro do Bom Retiro. Nas últimas quatro edições, também realizadas em maio, foram servidos 400 refeições. As mesas para saborear as comidas ficam espalhadas pela calçada e pelo térreo do espaço cultural. Dentre os produtos comprados para o almoço, que é vegetariano, estão arroz, feijão, farofa, sal e azeite.

A verba que os viabiliza vem do edital Proac Territórios da Arte, com o qual a Casa do Povo foi contemplada em 2018. A soma também é usada para remunerar os cozinheiros e custear outras iniciativas que acontecem no espaço cultural, a exemplo da produção de uma nova edição do jornal Nossa Voz, que tem tiragem média de 2 000 exemplares.

IMG_0383@LauraViana (3)
Almoço na calçada da Casa do Povo: momento comunitário no Bom Retiro (Laura Viana/Divulgação)

O restante dos alimentos usado nas refeições é coletado na feira que acontece na rua Antônio Coruja, também no Bom Retiro. “Aproveitamos o que é deixado pelos feirantes”, explica o cearense Jonas Van Holanda, 29, um dos membros da Universidad. Ele adiciona que os itens são higienizados em cubas por meio de molhos em água com vinagre ou bicarbonato de sódio.

Continua após a publicidade

“A comida faz com que as pessoas fiquem juntas, além de ser um lugar de cuidado e respeito. São coisas básicas que muita gente não têm”, esclarece Jonas sobre a escolha dessa área para o desenvolvimento do projeto. Para o artista, ela também possibilita que pessoas que não vão ao espaço cultural o entendam como um espaço de acolhimento.

 

View this post on Instagram

A coleta da xepa da feira de hoje já foi feita e estes são os ingredientes do almoço aberto de amanhã (10/05). Entre as 13h e as 15h, a Universidad Desconocida (UU) ocupa novamente a #metacozinha e oferece almoço gratuito para quem estiver pela #CasadoPovo. É possível comer por aqui ou levar (até dois pratos por pessoa) para viagem. O coletivo servirá as refeições até que as panelas fiquem vazias 🍲🍅 . A ação acontece todas as sextas-feiras do mês de maio. Saiba mais acessando o site 👉 casadopovo.org.br

A post shared by Casa do Povo (@_casadopovo) on

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.