Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Masp abre exposição Volpi Popular nesta quinta (24)

Mostra traz pinturas de cenas urbanas e rurais, retratos, marinhas e temas sacros, feitos pelo pintor italiano, radicado em São Paulo

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 fev 2022, 19h42 - Publicado em 23 fev 2022, 19h42

Nesta quinta (24), o MASP abre a exposição Volpi Popular, com cerca de 100 obras do pintor que nasceu na Itália em 1844, mas se  radicou na cidade de São Paulo a partir de 1897. Sua morte ocorreu em 1988.

O título de “pintor das bandeirinhas” atribuído à Alfredo Volpi, relativo às figuras que aparecem em suas pinturas mais famosas, não norteia a mostra, que defende que a produção do artista ia muito além. Englobava cenas urbanas e rurais, retratos, marinhas e temas sacros.

A curadoria ficou por conta de Tomás Toledo, curador-chefe do Masp. Dentre os trabalhos que ele selecionou, estão as telas: Madona Com Menino (1947) e Santa Rita de Cássia (1960).

O uso da expressão “popular” logo depois do nome do pintor tem a ver com uma série de exposições que o Masp faz em que a produção de artistas emblemáticos são lidos a partir da referência da cultura popular. Nessa toada, já se realizaram as mostras Portinari Popular, em 2016, e Tarsila Popular, em 2019.

Continua após a publicidade

A exposição Volpi Popular segue em cartaz até 5 de junho de 2022. O valor do ingresso é R$ 50,00. Às terças, a entrada é franca. Nesse mesmo dia, o museu funciona das 10h às 20h. De quarta a domingo, das 10h às 18h.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.