Arte ao Redor Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Brasil traz tema afro-indígena à Mostra de Arquitetura da Bienal de Veneza

Participação nacional no evento, que começa em 20 de maio, é organizada por Gabriela de Matos e Paulo Tavares. Confira entrevista

Por Tomás Novaes
14 abr 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A 18ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza acontece de 20 de maio a 26 de novembro, e a participação brasileira será organizada pelos arquitetos e pesquisadores Gabriela de Matos e Paulo Tavares. Com o título Terra, o pavilhão nacional será dividido em duas galerias: De-colonizando o Cânone, que parte da noção de que Brasília foi construída “em meio ao nada”, e Lugares de Origem, Arqueologias do Futuro, que apresenta projetos de saberes indígenas e afrobrasileiros. Confira trechos do papo com a mineira radicada em São Paulo e o arquiteto paulista radicado em Brasília.

    Publicidade

    +Exposição reúne esboços e blocos de notas raros de Tarsila do Amaral

    Publicidade

    Como surgiu a ideia de mencionar Brasília na primeira galeria?

    Gabriela de Matos: O plano geral foi pensado para a gente apresentar uma outra perspectiva de arquitetura. Mas, nesse processo, eu e o Paulo entendemos que é importante questionar os cânones.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Paulo Tavares: Brasília é um símbolo muito forte do modernismo brasileiro, mas vem com todo um discurso colonial, muito calcado no racismo estrutural da sociedade brasileira. É importante para a gente começar desconstruindo isso.

    Como a segunda sala conversa com o tema da Bienal, Laboratório do Futuro?

    Publicidade

    PT: Todo o pavilhão, de alguma maneira, está relacionado à questão patrimonial. Na segunda sala, apresentamos uma série de patrimônios afro-indígenas, que estão falando de experiências de ancestralidade que sinalizam uma compreensão do que é o território para além de uma perspectiva colonial, moderna, ocidental.

    Continua após a publicidade

    GM: As experiências que a gente apresenta nessa sala continuam acontecendo. A gente chama de “arqueologias do futuro” porque elas não foram esquecidas — elas continuam existindo.

    Publicidade

    +Filha do marchand Paulo Kuczynski, Anita Kuczynski abre galeria nos Jardins

    E como vocês pensaram o olhar estrangeiro sobre o pavilhão?

    Publicidade

    PT: Na nossa proposta curatorial, nós fizemos uma análise de tudo que passou pela história do pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza. É a primeira vez que esses tipos de projetos estão sendo expostos. Temos uma perspectiva de mostrar para o público internacional uma outra imagem do que é o Brasil enquanto território.

    GM: Apresentando isso, a gente tensiona o campo da arquitetura. Muitos dos patrimônios que estarão lá têm uma resistência de serem entendidos como arquitetura.

    +Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Publicado em VEJA São Paulo de 19 de abril de 2023, edição nº 2837

     

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.