Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Programe-se: 10 exposições para visitar em São Paulo

Video mapping, pinturas ou fotografias: há mostras de todos os tipos em março na capital paulista. Saiba mais

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2020, 13h24 - Publicado em 11 mar 2020, 12h23

O calendário cultural da capital paulistana tem farta oferta de exposições em março. Enquanto a Japan House, na Avenida Paulista, opta por um espetáculo de projeções, o Centro Cultural Banco do Brasil aposta nos mistérios do Egito Antigo. No circuito de galerias, a Fortes D’Aloia & Gabriel traz as paisagens híbridas da fluminense Lucia Laguna — que em 2019 ganhou uma mostra no Masp. Para você não perder nada, o blog Arte ao Redor, da Vejinha, preparou a listinha abaixo para ver, guardar e compartilhar . Confira:

+ Japão Em Sonhos

A instalação no térreo da Japan House mostra um espetáculo de video mapping. Na narrativa, elementos importantes da cultura nipônica, como samurais e o festival da cerejeira, aparecem. A linguagem utilizada para representá-los é a técnica de gravura ukiyo-e.

View this post on Instagram

EXPOSIÇÃO | JAPÃO EM SONHOS A Japan House São Paulo apresenta, de 18 fevereiro a 26 de abril, a exposição ‘Japão em sonhos’, uma experiência imersiva em instalação feita com projeções de grande escala em mapeamento de vídeo (video mapping), acompanhada de trilha sonora especial para oferecer ao visitante uma viagem de sonhos por meio de imagens icônicas do Japão. #JapaoEmSonhosJHSP . — . Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 De 18 de fevereiro a 26 de abril de 2020 Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h Domingos e feriados: das 10h às 18h Segundas-feiras: FECHADO Entrada gratuita

A post shared by Japan House São Paulo (@japanhousesp) on

+ Suave Coisa Nenhuma

A exposição na Oma Galeria traz obras de quatro artistas: Agrippina Manhattan, Ana Júlia Vilela, Matheus Chiaratti e Micaela Cyrino. Cada qual, com seu repertório, traz sua biografia para os trabalhos exibidos por lá.

+ Arapuca

A artista Marcia Pastore apresenta fotografias e uma grande instalação com rede de pesca na galeria Kogan Amaro. Apesar de distintas, as obras olham para as características dos materiais que são utilizados. Tanto a rede, quanto o gesso, apesar da maleabilidade, podem ter, quando tensionados, um aspecto de interdição.

+ Constelação — Somos Todos Feitos de Luz

Continua após a publicidade

Tecidos luminosos são a base de uma instalação interativa no Farol Santander. O fluxo brilhante é alimentado pela captação das silhuetas dos visitantes, em uma trilha que é construída continuamente e não pode ser prevista.

View this post on Instagram

MEU RASTRO DE LUZ Constelação – Somos todos feitos de luz. O princípio aqui é que cada pessoa que visita a exposição é uma estrela, que vai deixando seu rastro de luz, a somatória desses rastros forma a constelação, construída a partir dos seus próprios movimentos. O rastro luminoso de cada pessoa permanece na instalação como parte do ambiente. ✨ #tb#somostodosfeitosdeluz #farolsantander#constelação #arteimersiva

A post shared by Sonia Batista (@ainoss.bats) on

+ Egito Antigo: Do Cotidiano À Eternidade

Com 140 peças, vindas do Museu Egípcio de Turim, a mostra apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil ocupa quatro pisos mais o subsolo, onde são exibidas gravuras dessa antiga civilização, encomendadas por Napoleão Bonaparte (1769-1821). O furor contudo é a múmia, que data de 700 anos A.C.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Exposição do Egito- CCBB 💕 Ps. Tem múmia sim #ccbb #egitoantigoccbb #exposicaoegitoantigo #exposicaoegitoantigoccbb

A post shared by Thalita Freire (@poxa_thale) on

+ Jorge Pardo na Pinacoteca

Luminárias, cadeiras de balanço e uma tapete compõe a instalação Flamboyant, do artista Jorge Pardo, na Pinacoteca. A intenção do artista é tornar o octógono, que é uma das áreas do museu, um lugar de encontro e descanso.

+ Murakami Por Murakami

35 trabalhos do artista japonês são exibidas no Instituto Tomie Ohtake. As referências ao budismo, bem como o uso de uma paleta vibrantes de cores chama atenção. A mostra está em sua reta final: você só tem até domingo (15) para conferir as obras de pertinho, então programe-se!

View this post on Instagram

Expo Murakami por Murakami…Um banho de Pop Art com o incrível Murakami, com direito a uma escultura de tamanho natural com a tecnologia animatronics na entrada da expo 😱 #murakami #popart #art #arte #murakamipormurakami

A post shared by Dany Pellegrini (@danypellegrinii) on

+ Práticas do Arquivo Morto — Notas

A artista brasiliense Íris Helena ocupa um dos andares da Caixa Cultural com as suas obras. A série Lembretes, na qual ela imprime fotos em post-it, fragmenta a imagem e constitui uma experiência curiosa e poética com o suporte.

Continua após a publicidade

+ Pinturas de Lucia Laguna na Fortes D’Aloia & Gabriel

A fluminense Lucia Laguna faz de suas pinturas paisagens emocionais, que trazem elementos dos arredores do seu ateliê e marcas de um processo de criação conjunta com seus assistentes. “Figurativo ou Abstrato?” se torna uma questão menor quando os trabalhos são vistos.

+ John Lennon no MIS

A trajetória do músico, em Nova York, é reconstruída na mostra com 160 fotos, feitas pelo americano Bob Gruen. A busca pelo contato com a natureza, as intimidade da sua vida familiar com a artista Yoko Ono, são dois dos tópicos que aparecem no percurso.

Continua após a publicidade

+ OUÇA O PODCAST Jornada da Calma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.