Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Exposição traz cenas do cotidiano indígena impressas em tecido

“Terceira Margem”, de Rochelle Costi, mostra os Huni Kuin, no Acre

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 out 2021, 06h00

Terceira Margem, o título de um conto de Guimarães Rosa no qual o personagem empreende uma jornada solitária de barco em um rio, serve de inspiração para Rochelle Costi. A artista não faz menção a Rosa no texto da mostra, pelo menos não de forma evidente. As doze fotos de sua autoria foram impressas em tecido e são organizadas em três espécies de biombo, que trazem um pouco do cotidiano dos indígenas Huni Kuin, no Acre. A relação mais familiar com a natureza parece sinalizar que aquela etnia não acredita que morada é apenas uma construção, seja de madeira ou alvenaria. Não se leve, porém, essa afirmação para uma visão simplista dos povos originários do Brasil. Vendo as imagens, tem-se a impressão de que o que o mundo ocidental chama de nova forma de viver, mais consciente e menos predatória, é só uma reprodução do que já pensavam essas comunidades ancestrais. E que a ideia de “pureza indígena” — “ah, agora eles têm celular”, ouvida por aí — se revela problemática. O que parece ter havido, na assimilação de costumes de fora, é uma sobreposição de camadas, consequência da história construída pelo uso da força. E outra: se europeus imergirem em outros imaginários, caso do fotógrafo Pierre Verger (em cartaz no Instituto Tomie Ohtake), por que aos indígenas é negado esse movimento?

> Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, ☎ 3222-2662. Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, 11h às 18h. Grátis. Até dia 30.

+Assine a Vejinha a partir de 12,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 20 de outubro de 2021, edição nº 2760

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.