Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Colecionador empresta obra de Tarsila do Amaral ao Masp

Pintura com figura solitária, produzida em 1930, ficará por três anos na instituição

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 ago 2019, 17h41

A pintura Composição – Figura Só (1930), que integrou a exposição Tarsila Popular, permanecerá no Masp por três anos, devido a um acordo que a instituição firmou com o proprietário da obra, o empresário carioca Ronaldo Cezar Coelho. O trabalho, que deve ser exibido na mostra Acervo em Transformação, em data ainda não estipulada, traz uma figura solitária e melancólica em uma paisagem noturna. 

Em um vídeo sobre a obra, Adriano Pedrosa, diretor artístico do Masp e um dos curadores da mostra de Tarsila (1886-1973), conta que o ano de realização da pintura coincide com um momento de mudança na vida da artista e de alterações profundas no cenário nacional e internacional. “Em 1929, a abastada família de Tarsila perde a fortuna, com a quebra da bolsa de Nova York. No Brasil, um golpe de Estado põe fim à República Velha, inaugurando a Era Vargas”, contextualiza Pedrosa.

 

Tarsila Popular, em cartaz de 4 de abril a 27 de julho de 2019, atraiu 402.850 pessoas ao Masp. O número é um recorde na instituição, que há 22 anos tinha a exposição de Claude Monet (1840-1926), realizada em agosto de 1997, com 401.201 visitantes, como mostra mais visitada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.