Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Artista retrata mulheres ‘sem marido’ no Vale do Jequitinhonha

Essa região mineira é conhecida pela riqueza cultural — há muitos ceramistas por lá — e, também, pelos baixos indicadores socioeconômicos

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 abr 2022, 06h00

O artista Leandro Jr. nasceu em Chapada do Norte, um dos municípios do Vale do Jequitinhonha, região mineira próxima à Bahia conhecida pela riqueza cultural — há muitos ceramistas por lá — e, também, pelos baixos indicadores socioeconômicos. Em suas pinturas, Leandro leva figuras desse território para a tela, usando tinta a óleo, mas também lançando mão do barro, encontrado nas encostas de rios dali.

Quando ele expôs suas obras na galeria Central, na coletiva A Margem É Mais Larga que o Vão, em 2021, não havia outro elo entre os personagens senão a questão geográfica. Agora, em uma mostra individual no Museu de Arte Sacra, com abertura prevista para este domingo (3), o recorte é mais específico — daí o nome da exposição, Viúvas de Maridos Vivos.

Esse título diz respeito a senhoras e moças que cuidam de suas famílias sozinhas, enquanto os cônjuges trabalham por meses ou até anos na colheita de café ou de cana, longe do clã. Uma forma, dolorosa, de conseguir dinheiro para tornar a realidade menos adversa. Ao todo, haverá doze retratos dessas mulheres. os tons usados são esmaecidos, e as telas têm altura de até 2 metros.

Museu de Arte Sacra de São Paulo. Avenida Tiradentes, 676, Luz, ☎ 3326-5393. Ter. a dom., 11h/17h. → R$ 6,00 (grátis aos sábados). Até 5/6. museuartesacra.org.br.

Continua após a publicidade

Obrigada pela visita. Também estou em @tati.deassis, no Instagram, falando de artes visuais e otras cositas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.