Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O baiano Capim Santo chega aos trinta anos

Foi exatamente no Dia de Reis, três décadas atrás que o primeiro Capim Santo foi aberto. Montado pelo casal Sandra Marques e Fernando Leite, funciona desde o início no badalado Quadrado, em Trancoso, litoral sul da Bahia. Originalmente um restaurante, transformou-se a partir de 1987 também em uma pousada com vinte quartos. Ficou famoso além das […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 19h29 - Publicado em 7 jan 2015, 23h50
Capim Santo BA camarao abacaxi11
Capim Santo BA camarao abacaxi11 (/)
Continua após publicidade
capim-santo-ba-salao11

Capim Santo: matriz em Trancoso, litoral sul da Bahia (Fotos: divulgação)

Foi exatamente no Dia de Reis, três décadas atrás que o primeiro Capim Santo foi aberto. Montado pelo casal Sandra Marques e Fernando Leite, funciona desde o início no badalado Quadrado, em Trancoso, litoral sul da Bahia. Originalmente um restaurante, transformou-se a partir de 1987 também em uma pousada com vinte quartos. Ficou famoso além das fronteiras nacionais e foi incluído no best-seller 1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer, da jornalista americana Patricia Schultz.

Mesmo com todas essas credenciais, o Capim Santo só chegou em São Paulo dezesseis anos atrás. Desembarcou na cidade em 1998 primeiro na Vila Madalena, onde permaneceu até 2004. No ano seguinte, abriu as portas no endereço atual. Ocupa um antigo casarão dos quais foram preservados tanto jardim da entrada, quanto o quintal cheio de árvores ao fundo. São os dois pontos mais concorridos do restaurante.

Capim Santo BA Sandra Marques11

Sandra Marques: receitas conhecida fora do Brasil

Em São Paulo, quem toca o restaurante de Sandra Marques e Fernando Leite é a filha do casal, Morena Leite. Hoje, além de chef, Morena é uma bem-sucedida empresária que montou, com o apoio dos pais, a rede de restaurante de almoços em bufê Santinho, que agora se prepara para abrir a terceira filial no Café do Theatro Municipal. Terá comida brasileira como seus irmãos mais velhos. A data escolhida para não poderia ser mais emblemática: 25 de janeiro, o aniversário de 461 anos de São Paulo.

Continua após a publicidade

A primeira filial paulistana ficava na Vila Madalena e só chegou na cidade em 1998. Ficou nesse ponto até 2004 e, no ano seguinte, transferiu-se para o atual.

A conferir.

+ Bistrô faz refeição completa a 34,50 reais
+ 10 pizzarias de dar água na boca

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.