Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

José Avillez interrompe atividades de todos seus restaurantes em Portugal

Por conta do avanço da Covid-19, o ex-jurado do programa Mestre do Sabor não vai mais oferecer serviços de delivery ou retiradas em suas casas

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h07 - Publicado em 21 jan 2021, 19h36
José Avillez: decide encerrar restaurantes por inteiro
Avillez: seis endereços fechados definitivamente (Grupo José Avillez/Divulgação)
Continua após publicidade

Um dos chefs lusitanos mais famosos do mundo, José Avillez dediciu, junto com os sócios investidores, interromper as atividades de todos seus restaurantes em Portugal a partir desta quinta (21), para os serviços de delivery e retiradas.

Desde o dia 15, o país vive um novo confinamento (ou lockdown), e o comércio não essencial deve permanecer fechado. Aos restaurantes, está permitido vender apenas comida para viagem. A Covid-19 avança com força por lá — desde março, somam-se 595 149 casos confirmados e quase 10 000 mortes.

Avillez ficou muito conhecido no Brasil por sua participação como um dos jurados do programa Mestre do Sabor, produzido pela Globo por dois anos consecutivos. Em março de 2020, o cozinheiro precisou abandonar as gravações da segunda temporada do reality para retornar à Lisboa por conta do agravamento da pandemia. No lugar dele, entrou Rafa Costa e Silva, do carioca Lasai.

Mestre do Sabor time de mestres
Time do mentores: Leo Paixão, Kátia Barbosa e Rafael Costa e Silva que substituiu José Avillez, de preto (Camila Maia/Globo/Divulgação)

O cozinheiro luso tem participações em endereços como o refinado Belcanto, o Cantinho do Avillez e o Bairro do Avillez, um complexo gastronômico em Lisboa que tive o prazer de conhecer em 2018 a convite do Turismo de Portugal na companhia do meu colega Saulo Yassuda. Também assistimos à premiação do Guia Michelin para a Península Ibérica, que rolou na capital portuguesa. Acreditava-se que o Belcanto ganharia sua terceira estrela na ocasião e seria o primeiro do país a ter essa conquista. Não se confirmou.

Continua após a publicidade
Bairro do Avillez
Bairro do Avillez, em Lisboa: nem delivery nem sistema de retiradas (Reprodução Instagram/Divulgação)

Em nota, o Grupo José Avillez ponderou que “se vários clientes precisarem do nosso apoio com refeições durante este tempo de confinamento, poderemos equacionar uma abertura parcial”. A empresa reconhece que esse é um dos momentos mais difíceis que já passaram e que esperam retornar em breve. Desde março, a companhia fechou definitivamente seis restaurantes em Portugal.

Colaborou Saulo Yassuda

 

View this post on Instagram

A post shared by Bairro do Avillez (@bairrodoavillez)

 

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.