Continua após publicidade

Votos de Covas “custaram” mais que o dobro dos de Boulos no primeiro turno

Comparação entre campanhas mostra que prefeito precisou de 8,73 reais para convencer cada eleitor, contra 3,66 do oponente

Por Pedro Carvalho
Atualizado em 17 nov 2020, 15h58 - Publicado em 17 nov 2020, 15h57

A comparação entre o custo da campanha e o número de votos conquistados mostra que Guilherme Boulos (PSOL) teve mais que o dobro da “eficiência financeira” de Bruno Covas (PSDB) no primeiro turno da eleição paulistana.

O atual prefeito recebeu 15,3 milhões de reais até agora — é o político do país que mais obteve recursos públicos, com 12 milhões dos fundos eleitorais. Assim, o “custo por voto” do tucano foi de 8,73 reais.

Boulos, com uma campanha de 3,9 milhões, teve “custo por voto” de 3,66 reais, menos da metade do concorrente. Os cálculos foram feitos pela plataforma 72horas, especializada em dados financeiros das candidaturas. 

As campanhas mais “caras”, na mesma análise, foram as de Orlando Silva (PCdoB) e Joice Hasselmann (PSL). Cada voto do ex-ministro “custou” 78,85 reais. Já a deputada precisou de 61,67 para convencer cada eleitor.   

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.