Continua após publicidade

Vídeo mostra deputado passando a mão em parlamentar na Alesp

Isa Penna denunciou assédio e entrou com representação contra Fernando Cury, que afirma que deu apenas um "abraço" na colega

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 dez 2020, 19h51 - Publicado em 17 dez 2020, 19h48

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) foi gravado no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo passando a mão na região dos seios da deputada estadual Isa Penna (PSOL), na noite de quarta-feira (16).

No vídeo, Cury conversava com um colega quando se direciona para Isa Penna, que está falando com outro parlamentar, de costas para Cury e apoiada na mesa diretora da Casa. Ele se aproxima por trás da parlamentar e passa as mãos por baixo dos braços da deputada.  O momento foi registrado pelas câmeras da Alesp:

Ela o afasta com as mãos e discute com ele, enquanto fala também com o parlamentar que está na mesa diretora. Depois de alguns instantes, Cury vai embora. A equipe da deputada divulgou uma nota para a imprensa, em que afirma que “Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na Alesp infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores”.

A parlamentar afirmou que irá registrar um boletim de ocorrência contra Cury e também abrir uma representação no Conselho de Ética da Alesp. “Estou aqui pedindo pelo direito de ficar de pé e conversar com o presidente da Assembleia sem ser assediada”, disse ela no plenário nesta quinta-feira (17).

Continua após a publicidade

Cury pediu desculpas e afirma que apenas “abraçou” a colega. Veja a fala do deputado:

“Subo aqui hoje nessa tribuna muito constrangido e muito triste pelo fato que foi aqui ocorrido e relatado, pelo julgamento feito. Gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante. Eu nunca fiz isso na minha vida toda. Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei eu peço desculpa por isso. Desculpa se eu tentei, como faço com diversas colegas aqui, de abraçar e estar próximo”.

Cury afirmou ainda que “a minha chefe de gabinete é uma mulher. Eu tenho assessoras mulheres aqui, no escritório em Botucatu. Eu nunca ia fazer isso na frente de 100 deputados”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.