Continua após publicidade

A honestidade desse ambulante senegalês surpreendeu uma cliente na praia

A história dos dois viralizou e tem mais de 87 000 compartilhamentos no Facebook

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jul 2018, 13h20 - Publicado em 5 jul 2018, 13h09

No último domingo (1º), a assistente administrativa carioca Juliana Figueiredo, de 27 anos, foi à praia curtir o clima ameno do Rio de Janeiro. Por lá, encontrou o vendedor ambulante senegalês Moussa. Contada no Facebook, a história entre os dois está rodando a internet e já contabiliza 87 000 compartilhamentos e 28 000 comentários. “Não esperava a repercussão desta forma, mas espero que seja positiva para Moussa“, disse Juliana em entrevista a VEJA SÃO PAULO.

A moça conta que viu o vendedor oferecendo óculos escuros na areia e decidiu comprar. O produto custava 35 reais. Pagou com o cartão de débito e preferiu não pegar a segunda via do recibo. Para sua surpresa, alguns minutos depois, o ambulante voltou correndo, gritando para a cliente: “Vender óculos, 350 reais“. “Não entendi o que ele estava querendo dizer. Pensei que ele tivesse vendido um óculos por 350 reais. Ainda brinquei que tinha ganhado o dia“, lembra Juliana.

Moussa pediu que ela aguardasse um pouco, pois ele voltaria para encontrá-la. O estrangeiro retornou com um amigo que falava melhor o português e disse que era ela quem tinha desembolsado os 350 reais, sem querer. “Fiquei impressionada porque os dois já chegaram pedindo muitas desculpas, dizendo que não tinha sido por mal. Estava muito tranquila, porque me passou verdade“, explica.

Como o sistema da máquina de cartões só faria a transferência no dia seguinte, trocaram telefones e continuaram conversando. “Ele me atendeu todas as vezes em que liguei“, lembra. Juliana reparou na foto do aplicativo de mensagens e deduziu que Moussa tivesse um filho. Por isso, levou um carrinho de brinquedo de presente para a criança em outro encontro com o vendedor. “O sorriso que ele me deu mudou meu dia.” Agora, o desafio da moça é ajudá-lo a encontrar um emprego.

O rapaz mora há três anos no Rio de Janeiro com um amigo. Deixou a mulher e o filho, agora com 6 anos, no Senegal. Seu objetivo é conseguir um emprego para poder ver novamente a família em seu país. “Com os compartilhamentos e repercussão, muita gente está me pedindo o contato dele para ajudar“, comemora Juliana.

Continua após a publicidade

Ela conta que Moussa ficou surpreso por ter virado notícia. “Ele me contou que no Senegal eles são educados a não pegar o que não pertence a eles, são ensinados desde sempre sobre honestidade“, diz.

Confira abaixo o relato:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.