Continua após publicidade

Última chuva de meteoros do ano poderá ser vista a partir da meia-noite

Não precisará de equipamentos para observar o fenômeno, mas tempo nublado deve prejudicar em São Paulo; Nasa transmite ao vivo

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 5 dez 2016, 13h42 - Publicado em 13 dez 2014, 12h08

Uma chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil a partir da meia-noite deste sábado (13). O fenômeno alcançará o seu pico na madrugada de domingo (14), com uma taxa de 100 a 120 meteoros por hora.

Vídeos mostram estrelas cadentes cruzando o céu no interior de SP

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), trata-se da Geminídeas – pedaços de detritos do cometa 3 200 Phaethon, que teve seu gelo desgastado com os sucessivos encontros com o sol.

O fenômeno é observado anualmente entre  4 e 17 de dezembro, quando a Terra entra na corrente de detritos do 3 200 Phaethon. “No momento que esses meteoros entram na atmosfera terrestre acontece o espetáculo de luzes”, diz o astrônomo Julio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini.

De acordo com Lobo, para observar a Geminídeas não é necessário nenhum tipo de equipamento. Regiões com muita luminosidade podem atrapalhar. “É preciso procurar locais afastados das luzes das grandes cidades, pois elas impedem uma visão mais profunda do céu.”

Continua após a publicidade

Para quem estiver em São Paulo, o astrônomo alerta que será difícil enxergar o fenômeno por causa tempo nublado. “Como o nosso verão é chuvoso pode ser difícil observá-la, ainda mais por causa da chuva. Mas quem sabe com muita paciência dê para avistar algo. Quem terá mais chances é o pessoal do Nordeste”.

+ Confira as últimas notícias

A Nasa irá transmitir o fenômeno ao vivo a partir de uma câmera montada sobre o Centro de Vôos Espaciais Marshall, em Huntsville, Alabama.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.