Continua após publicidade

Tarcísio sanciona lei que obriga veterinários a denunciarem maus-tratos

Sempre que houver indícios de que animais sofreram maus-tratos, veterinário deverá acionar a Polícia Civil ou a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 fev 2023, 11h38 - Publicado em 18 fev 2023, 11h36

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou, na última sexta-feira (17), um projeto de lei que obriga consultórios e hospitais veterinários a notificarem à polícia casos de indícios de maus-tratos contra animais. Pelo texto aprovado, a notificação deve ser feita à Polícia Civil de São Paulo ou à Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA).

A notificação deverá ter o nome e endereço da pessoa que estiver acompanhando o animal no momento do atendimento, um relatório de como foi feito o atendimento, a espécie, a raça e as características físicas do animal, e a descrição de sua situação de saúde no momento do atendimento, além de todos os procedimentos adotados. Quem descumprir poderá ser punido com multa.

“A lei será fundamental para o Estado avançar em políticas de proteção e bem-estar animal. A partir do momento que um profissional constata e atesta violência e maus tratos, a ação policial e judicial ganha força. Combateremos os maus tratos com empenho e prioridade”, disse o governador em nota.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.