Continua após publicidade

Estado de SP libera transferência de veículos por aplicativo Poupatempo

Modelo inédito no país é válido para usuários com conta Gov.Br nos níveis prata ou ouro

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 mar 2024, 17h37

O Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) liberou a transferência automática e 100% digital de veículos por meio do aplicativo Poupatempo. A medida passa a valer a partir desta terça-feira (12) em todo o estado.

Segundo o Governo do estado, o modelo da Transferência Digital de Veículos (TDV) é inédito no país. A estimativa é que o processo dure cinco minutos, enquanto que, antes, o prazo era entre três e dez dias úteis.

De início, poderão usufruir da nova funcionalidade os donos de veículos fabricados a partir de janeiro 2021, com placa no padrão Mercosul e documento digital de São Paulo. As transferências podem ocorrer apenas entre pessoas físicas e que tenham o Certificado de Registro de Veículos (CRV-e) digital.

Para os modelos fabricados antes de janeiro de 2021 é possível fazer a transferência da documentação caso o novo proprietário resida na mesma cidade em que o veículo está registrado. Nesse caso, o dono não precisa trocar a placa do automóvel pela do Mercosul.

Continua após a publicidade

O novo modelo está disponível apenas para usuários que possuam conta Gov.Br nos níveis prata ou ouro, sejam vendedores ou compradores.

A transferência já está disponível no app do Poupatempo, na aba “Transferir Propriedade de Veículos”. O modelo dispensa a ida ao cartório e a taxa de transferência pode ser paga via Pix.

Segundo nota do Portal do Governo, “a segurança é garantida pela conferência online de pendências – ao final da operação, vendedor e comprador são notificados para a emissão dos novos documentos”.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.