Continua após publicidade

Smartphones serão usados na aplicação de multas de trânsito

Agentes da CET e da SPTrans vão trocar os blocos de papel pelos celulares a partir de agosto de 2015

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 13h42 - Publicado em 18 dez 2014, 10h27

A partir de agosto de 2015, já deve vigorar o novo contrato com as empresas que vão operar os ônibus na capital. No mesmo mês, os 700 fiscais da São Paulo Transporte (SPTrans) começarão a usar smartphones para aplicar multas às empresas que descumprirem regras contratuais, como o atraso de partidas programadas. Serão licitados 1 200 equipamentos.

Hoje, a fiscalização é feita principalmente com bloco de papel, o que leva a rasuras e a cancelamento de multas. Os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também deverão passar a trabalhar com smartphones.

De posse dos dados da auditoria da Ernst&Young, contratada por 4 milhões de reais pela gestão Fernando Haddad (PT) no ano passado, a prefeitura vai redesenhar o modelo do edital. Uma das novidades avaliadas é que todos os ônibus passem a ter ar-condicionado.

Internacional

Na semana passada, o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, disse que seria possível a realização de uma licitação internacional. Empresas chinesas, inglesas e americanas já teriam demonstrado interesse em participar da concorrência.

Continua após a publicidade

Outra novidade é que o sistema de permissionárias, que agrega as cooperativas, deve ser extinto. Até a assinatura dos novos contratos, os antigos estão sendo renovados emergencialmente pela Prefeitura.

Rodízio

A CET informou ainda que o rodízio municipal de veículos será suspenso a partir do dia 24, quarta-feira. A medida é tomada anualmente em razão do baixo fluxo de veículos na cidade com as férias escolares e coletivas de trabalho. A proibição passa a vigorar novamente nas ruas paulistanas em 12 de janeiro, uma segunda-feira. Para caminhões e ônibus fretados, porém, as restrições continuam a valer normalmente.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.