Continua após publicidade

Covid-19: Sindicato de restaurantes recomenda demissão por justa causa para recusa da vacina

Entidade patronal emitiu texto com orientações para episódios do tipo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 ago 2021, 20h24 - Publicado em 5 ago 2021, 20h20

O Sindicato de Donos de Bares e Restaurantes de São Paulo (Sindresbar) emitiu uma nota recomendando a demissão por justa causa para funcionários da área que se recusarem a tomar vacinas contra a Covid-19 sem justificativa plausível. O caso ocorre após o Ministério Público do Trabalho autorizar a demissão para casos do tipo.

A exceção são os que apresentarem razões médicas, com laudos, para não tomarem a vacina. O texto orienta que caso haja recusa injustificada para a imunização, o empregador primeiro forneça as informações necessárias sobre a importância da vacinação e também informe sobre as possíveis consequências para a recusa.

Caso, mesmo assim, o funcionário não queria tomar a vacina contra a Covid-19, o mesmo poderá ser afastado do ambiente de trabalho, “sob pena de colocar em risco a imunização coletiva”, e o empregador poderá aplicar sanções disciplinares, “inclusive a despedida por justa causa” como último caso.

“Todavia, é necessário que a empresa não utilize, como primeira medida para obter a anuência com a vacinação, a possibilidade de despedida por justa causa, pois existe um dever do empregador de ministrar aos empregados informações sobre saúde e segurança do trabalho e sobre a aprovação da vacina pela Anvisa”, finaliza o texto, assinado pelo presidente do Sindicato, Wilson Luiz Pinto.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.