Continua após publicidade

‘Seria Cômico Se Não Fosse Sério’: elenco afinado e humor trágico

Com Ana Lúcia Torres, Antonio Petrin e Luciano Chirolli, o diretor Alexandre Reinecke acerta mais uma vez

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h53 - Publicado em 31 mar 2010, 16h58

Incansável diretor, Alexandre Reinecke tem seis espetáculos em cartaz. Cinco deles — Adorei o que Você Fez, O Homem das Cavernas, Toc Toc, TPM Katrina e Trair e Coçar… É Só Começar, do qual é supervisor artístico — são comédias absolutamente divertidas, de levar fácil o espectador às gargalhadas. A novidade é Seria Cômico Se Não Fosse Sério, escrita pelo suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990) e bem próxima do gênero comédia dramática. Protagonizado por Antonio Petrin, Ana Lúcia Torre e Luciano Chirolli, o texto arranca o riso de uma situação que beira o trágico. Mas, nas mãos de Reinecke, tudo fica ainda mais engraçado.

Dividida em doze rounds — em vez de cenas —, a montagem centra-se num casamento de 25 anos que não conserva um pingo de dignidade. Sintonizados, Petrin e Ana Lúcia interpretam o militar ressentido e a atriz decadente, marido e mulher, que vivem numa ilha em situação de miséria e falta de respeito mútuo. A visita de um primo (papel de Luciano Chirolli) os faz romper o isolamento. Mesmo se odiando, os dois sabem que o preço da solidão seria mais alto.

Apostando as fichas no elenco, o diretor investe no absurdo das situações. Ana Lúcia equilibra dissimulação e melancolia, em contraste com o atônico general criado por Petrin, responsável pelos momentos mais hilariantes. Como o juiz do ringue, Chirolli explora poucas nuances e, imparcial, abre espaço para Ana Lúcia e Petrin dominarem a cena.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.