Continua após publicidade

Grupo sem-teto ocupa prédio de escola em Pinheiros

Segundo Movimento Terra Livre, estabelecimento estava abandonado desde 2008; parte das famílias vieram de ocupação de edifício do Banco Santos na Marginal Pinheiros

Por Adriana Farias
Atualizado em 1 jun 2017, 16h19 - Publicado em 20 fev 2016, 15h08

Um grupo sem-teto ocupou nesta sexta-feira (19) o prédio de quadro andares onde funcionava antigamente o Colégio Butantã, em Pinheiros, na zona oeste da capital.

+ Ocupação do prédio do Banco Santos mexe com rotina do Jardim Paulistano

Segundo o Movimento Terra Livre, o imóvel situado na Rua Butantã, próximo ao Largo da Batata, estava abandonado desde 2008. “Chegamos aqui e encontramos até escrito em giz, na lousa, os detalhes de uma aula com a data 17 de dezembro de 2008. É triste ver esses locais assim, sem nenhuma destinação, e tantas famílias precisando de moradia”, diz Lavínia Clara, do movimento.

Há cerca de trinta famílias no local, totalizando sessenta pessoas, sendo dez crianças e três idosos. Parte deles vieram da ocupação do prédio do Banco Santos, situado na esquina das ruas Iraci e Hungria, ao lado da Marginal Pinheiros, e distante apenas 1 quilômetro da nova ocupação. Esse imóvel, abandonado há dez anos, está ocupado pelo movimento desde março do ano passado e sua reintegração de posse foi decretada para a próxima quarta-feira (24).

+ Haddad libera prédio de oito andares em áreas verdes

Continua após a publicidade
invasão prédio banco santos
invasão prédio banco santos ()

“Como a reintegração de posse está para acontecer lá na Marginal parte das famílias ficaram apreensivas e vieram ocupar esse outro imóvel abandonado em Pinheiros”, diz Clara. Como o local não possui abastecimento de água e nem luz, as famílias estão se acomodando como podem. “Alguns tomam banho lá na outra ocupação e outros se revezam trazendo água para cá em baldes”, diz Eva Lucia Gonçalves, integrante do movimento.

invasão prédio banco santos
invasão prédio banco santos ()

Acionadas por vizinhos, ao menos dez viaturas da Polícia Militar estiveram no local no início da tarde deste sábado (19), mas não houve confusão. “Como ocupamos aqui há 24 horas eles só podem entrar com ordem judicial, chegaram a quebrar um cadeado, houve uma tensão, mas ficou tudo bem”, diz Clara após advogados do movimento chegarem ao local.

Continua após a publicidade

+ Grupo de sem-teto instala-se em casarão na Rua Honduras, nos Jardins

A cidade de São Paulo sofre com um déficit de 500 000 moradias. Com a falta de acesso à habitação, terrenos e edifícios abandonados são ocupados por famílias pobres, que não tem condições de custear aluguéis.

A reportagem não conseguiu localizar o proprietário do imóvel para saber se ele entrará na Justiça com pedido de reintegração de posse.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.