Secretaria de Saúde confirma três mortes por febre amarela

Apesar do risco de infecção estar descartado nas áreas urbanas, o alerta gerou alta na procura pela imunização na capital; saiba quem pode ser vacinado

Após confirmar três mortes por febre amarela desde o início de 2017, a Secretaria do Estado de Saúde negou que exista um surto da doença no Estado. A pasta está investigando outros seis casos suspeitos, mas explicou que trata-se de um vírus silvestre – ou seja, que circula apenas em matas e florestas no interior e só afeta animais que compõem esse ecossistema.

Dos três casos confirmados no Estado, um foi “importado” de Minas Gerais e os outros dois do interior, dos municípios de Batatais e Américo Brasiliense.

Veja também

Apesar do surto de febre amarela estar descartado nas áreas urbanas, a procura pela vacinação aumentou em clínicas particulares da capital – o estoque do medicamento, no entanto, está zerado. Segundo a Secretaria de Saúde, São Paulo recebeu 1,7 milhão de doses do Ministério da Saúde no último semestre, que estão disponíveis na rede pública.

Apesar do alerta em Minas Gerais, o Ministério da Saúde informou que o calendário de vacinação não será alterado. Para crianças, a vacina contra a febre amarela é recomendada em duas doses, que são vitalícias. Quem não tomou as doses na infância deve tomar o “reforço” dez anos após a primeira medicação.

Quem pode ser vacinado:

Quem não deve ser vacinado:

  • Adultos que tomaram a primeira dose há menos de dez anos estão protegidos e não precisam adiantar a dose extra
  • A vacinação não é recomendada para crianças menores de 6 meses, idosos, gestantes e mulheres que amamentam crianças de até 6 meses

Quem não pode ser vacinado:

  • Pacientes em tratamento contra o câncer ou imunodeprimidos
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s