São Paulo terá governador e prefeito novos a partir desta sexta

Com a renúncia de Geraldo Alckmin e João Doria, vices assumem mandatos

Após doze anos, paulistas e paulistanos passarão nesta sexta-feira (6) pela troca de governador e prefeito no mesmo dia. A última vez que isso ocorreu foi em 2006, quando José Serra deixou a cidade com Gilberto Kassab (então no PFL e hoje no PSD) e Geraldo Alckmin foi sucedido por Cláudio Lembo (DEM). O primeiro conseguiu se eleger governador no primeiro turno das eleições daquele ano, mas Alckmin perdeu o pleito presidencial para o ex-presidente Lula.

Agora, o atual governador Alckmin repete a tentativa de chegar ao Palácio do Planalto, enquanto o prefeito paulistano, João Doria, visa ao Bandeirantes.

Na prefeitura, a troca de cargo ocorrerá durante uma reunião de secretariado, às 15h. Doria assina a carta de renúncia, a entrega para o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, e passa o bastão da cidade a Bruno Covas.

Em relação ao governo do Estado, Alckmin abdica do cargo às 14h na Assembleia Legislativa. Após o presidente da Casa, Cauê Macris, dar a posse ao vice Márcio França, o já governador seguirá para o Palácio dos Bandeirantes para uma sessão solene.

Junto com Alckmin, cinco secretários deixam os postos para concorrer a cargos de deputados federais: Arnaldo Jardim (Agricultura), Samuel Moreira (Casa Civil), José Luiz Penna (Cultura), Floriano Pesaro (Desenvolvimento Social) e Fabrício Cobra Arbex (Turismo). Mais novo dos cinco, Arbex, filho da ex-deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro, tentará o primeiro mandato. Os demais serão candidatos à reeleição.

Na prefeitura, a única saída anunciada até então é do secretário das Prefeituras Regionais, Cláudio Carvalho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s