Continua após publicidade

Sabesp vai manter retirada de água do Cantareira

Agência Nacional de Águas desistiu de reduzir em 26% o limite de exploração do sistema após um pedido da companhia 

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h32 - Publicado em 24 out 2015, 10h26

Após pedido feito pela Companhia de Saneamento Báscido do Estado de São Paulo (Sabesp), a Agência Nacional de Águas (ANA) desistiu reduzir a partir de novembro em 26% o limite máximo de exploração do Sistema Cantareira para atender a região metropolitana. Segundo os especialistas responsáveis pela decisão, a medida não compromete a situação do manancial e evita novos problemas no sistema de abastecimento na Grande São Paulo. 

+ Sistema Cantareira sofreu “transição catastrófica”, aponta estudo

Em julho, a ANA e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) determinaram que a Sabesp reduzisse a retirada de água do sistema de 13,5 mil litros por segundo para 10 mil litros por segundo, o equivalente a 9 bilhões de litros no mês. As informações são do jornal O Estado de São Paulo. A medida ajudaria a recuperar o manancial no início do período chuvoso — e foi tomada porque a estatal havia prometido iniciar, até outubro, a transposição de água da Billings para o Sistema Alto do Tietê, o que diminuiria a dependência da capital do Cantareira.

Cantareira
Cantareira ()

A Sabesp, no entanto, solicitou que os órgãos gestores revissem a medida no começo de outubro. Diante do cenário de estabilidade do Cantareira, que começou o mês com um estoque de água maior do que havia há um ano, fato que não ocorria desde 2010, Por isso, os gestores entenderam que seria melhor manter a exploração do sistema inalterada. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.