Continua após publicidade

‘Rolezinhos’ são suspensos após estupros no Ibirapuera

Decisão saiu em encontro de representantes da prefeitura e organizadores de eventos 

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h42 - Publicado em 22 jan 2016, 09h32

Após o estupro de duas jovens no Parque do Ibirapuera, os próximos rolezinhos marcados para ocorrer no local, via redes sociais, estão suspensos. A medida foi tomada em uma reunião na quinta (21) com representantes da prefeitura de São Paulo, da São Paulo Turismo (SPTuris) e da organização desses encontros. Além da suspensão, ficou definido que uma nova reunião será feita no dia 27 para estruturar um evento oficial no parque em fevereiro.

Leia também: “O terror durou uma hora”, diz jovem estuprada

O prefeito Fernando Haddad (PT) ainda anunciou, na quinta, que dobrará o efetivo de guardas-civis nos fins de semana no parque. Mesmo com o reforço, ele destacou que a GCM tem “limites de atuação”. “A Guarda Civil faz a segurança patrimonial. Quando acontece um evento [rolezinho] em que estavam previstas 2 000 pessoas e vão 12 000, a Guarda estava com contingente para [monitorar] 2 000”, disse.

 Além de estupros, arrastões no Ibirapuera deixaram dez vítimas

Continua após a publicidade

Ele ressaltou que chamou os organizadores do evento “à responsabilidade” e pediu que seja feita comunicação prévia dessas ações à prefeitura. “Não é só com o número de guardas que você vai resolver o problema. Jamais será suficiente (o reforço na segurança) se não houver uma organização prévia.”

+ Jovem é indiciado por furtar celular de menina estuprada

No dia do crime, havia 59 GCMs no Ibirapuera e foram relatados dez roubos. Um dos estupros aconteceu na área conhecida como “bananal”, que tem muita vegetação e não dispõe de câmeras de segurança. Na hora do crime, havia pouca iluminação no local. No mesmo dia, outra jovem, de 16 anos, também registrou uma ocorrência de estupro no parque. A Polícia Civil divulgou na quarta (20) um retrato falado do suspeito, descrito como “branco de pele morena”, morador de Parelheiros, cujo apelido seria “Japa”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.