Continua após publicidade

Famílias retiradas de favela na Marginal estão sem casa

Barracos voltaram a pegar fogo na noite deste domingo (17) e interditaram Ponte Orestes Quércia

Por Redação VEJASÃOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 15h27 - Publicado em 16 nov 2013, 10h58

Após uma reintegração de posse na manhã de sábado (16), cerca de 200 famílias que viviam em barracos perto da Ponte Orestes Quércia, na Marginal Tietê, estão sem casa e agora acampam em uma calçada na Avenida do Estado, a poucos metros da favela Estaiadinha, de onde foram retiradas. Na noite deste domingo (17), os barracos voltaram a pegar fogo. Não há informação sobre vítimas. 

A ponte está interditada para carros. Vai precisar passar por uma vistoria para saber se foi danificada durante os dois incêndios. 

A prefeitura diz que está cadastrando os moradores da Estaiadinha em programas de habitação social desde julho, quando a ocupação começou a tomar forma no antigo terreno do Clube de Regatas do Tietê. Também afirma que vai encaminhar as famílias para abrigos públicos. 

Incêndio

Continua após a publicidade

No sábado (16), a reintegração de posse terminou em incêndio. Um “grupo não identificado”, segundo a Polícia Militar, ateou fogo em alguns dos barracos da ocupação Estaiadinha, próxima à Ponte Oresques Quércia, na Marginal Tietê, e depois fugiu. O incêndio começou por volta das 15h30 e foi controlado às 17h20. Ninguém ficou ferido.

A PM cumpriu um mandado judicial de reintegração de posse do terreno onde fica a favela, no bairro do Bom Retiro, às margens da ponte estaiada da Marginal Tietê. O local, que até o ano passado abrigava o Clube de Regatas do Tietê, tem 4 000 metros quadrados e abrigava cerca de 600 barracos. A prefeitura despejou o Clube e, agora, os moradores da favela. 

“Segundo a prefeitura de São Paulo informou ao juiz, a maioria das pessoas que estão no local já foi cadastrada em um programa de habitação popular e deve ser contemplada em breve”, diz a Secretaria de Segurança Pública. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.