Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Projeto inédito sobre economia circular acontece no Mercado de Pinheiros

O Mercado Circular, projeto das empreendedoras Karine Rossi e Tatiana Weberman, ocorre sábado (4) e domingo (5) e é gratuito

Por Redação VEJA São Paulo 1 dez 2021, 13h02

Buscando trazer conscientização e conhecimento sobre a economia circular, a dupla de empreendedoras culturais Karine Rossi e Tatiana Weberman passaram o último ano projetando o Mercado Circular, evento gratuito e aberto que ocorrerá no Mercado Municipal de Pinheiros neste final de semana (4 e 5).

Imagem tirada de andar superior mostra duas mulheres, uma de roupa branca e outra de roupa preta, apoiadas em corrimão amarelo.
Karine Rossi e Tatiana Weberman. Gustavo Morita/Divulgação

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Associação dos Permissionários do Mercado de Pinheiros e terá shows, cinema, oficinas e palestras sobre o descarte diário e as maneiras de desenvolver uma economia mais sustentável.

+ Vestido vegetal? Marcas e serviços sustentáveis crescem em São Paulo

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro gera em média cerca de 1 kg de lixo por dia. Desse número, somente 0,5% é compostado e menos de 2% é reciclado.

Foi pensando sobre esses dados que Karine e Tatiana decidiram criar o Mercado Circular. “O que você gera é excedente, não é lixo. Lixo é rejeito (o papel higiênico, o descarte hospitalar…). O nosso propósito principal é conseguir gerar reflexões nas pessoas sobre o reaproveitamento das coisas”, explicam as empreendedoras.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

O evento será gratuito e acontecerá das 11 às 19 horas no sábado (4) e domingo (5). Confira a programação completa abaixo:

Dia 4/12 – Sábado:

11h – Oficina Viva o Ciclo Vivo – Comer, Compostar, Cultivar por Renata Mourao do Loah Terra: Ação educativa com dicas de compostagem, alimentação sustentável e agricultura urbana, além de oficinas gratuitas de horta para crianças. Duração: O dia todo. Vagas: livre.

11h30 – Palestra “Minicurso Resgate de Orquídeas” por Oh!quidea: O pessoal do OH!Quidea vai falar sobre economia circular, relacionando-a com orquídeas resgatadas (plantas espalhadas sem cuidadores pela cidade). Duração: 40min. Vagas: livre. Local: Deck.

13h – Oficina Trama Manual de retalhos por Maria Barufi: A estilista de upcycling Maria Barufi vai ensinar a fazer uma trama com tecidos originados do descarte para levar para a casa e usar de várias formas (apoio de prato, toalhinha, etc). Duração: 1 hora. Vagas: 10. Local: Arena.

15h – Palestra “Como a floresta se regenera com você? Caminhos ocultos de um mundo circular” por Rafael Puglisi: A Ybyrá integra a preservação da biodiversidade, a gestão especializada de resíduos orgânicos e o desenvolvimento de tecnologias agroecológicas com o empoderamento das comunidades locais. Duração: 1 hora. Vagas: livre. Local: Arena.

Continua após a publicidade

16h – Palestra “Preprensar para criar sentido” Com Mercedes (Meka), da Re Baggs: Meka vai contar sobre como uniu seus valores com sua marcar Re Baggs que cria, desenvolve e produz acessórios feitos com tecidos que estão parados em estoques, com grandes chances de serem descartados. Duração: 1 hora. Vagas: livre. Local: Arena.

17h – Conversa sobre o filme Descarte e a economia circular com Leonardo Brant (diretor) e Vicenta Perrota: Conversa com o Leonardo Brant, diretor do filme Descarte sobre sua experiência ao fazer o doc, e artista/estilista Vicenta Perrota, uma das principais personagens do filme. Duração: 1 hora. Vagas: livre. Local: Arena.

18h – Exibição do Documentário: Descarte (Leo Brant): Duração: 1 hora. Vagas: livre. Local: Arena. 

Dia 5/12 – Domingo:

13h – Palestra “Orit conta sua história: terceira geracão atuando em secondhand”: Membros da Orit vão contar sobre a história da empresa – há 3 gerações trabalhando com secondhand de joias e relógios. Duração: 40 minutos. Vagas: livre. Local: Arena.

14h – Palestra “Design para a Inovação de materiais e produtos mais circulares e sustentáveis” com Flávia Vanelli / Estúdio RatoRói: Bate-papo com o Estúdio RatoRói sobre alguns cases inspiradores de como o design aliado a novas tecnologias e insights de circularidade pode contribuir para um futuro mais sustentável. Duração: 1 hora. Vagas: Livre. Local: Arena. 

15h – Show Trupe Canta por Trupe Pé de Histórias: A Trupe pé de histórias faz um passeio pelas canções tradicionais e contemporâneas do universo infantil e brinca com alguns personagens conhecidos das crianças, fazendo um paralelo com os circularidade das mensagens culturais.  Duração: 45 minutos. Vagas: Livre. Local: Deck.

16h – Palestra “Oricla – desafios e aprendizados para sistematizar o upcycling têxtil” com Augustina Comas: Agustina Comas vai apresentar Oricla – solução criada para sistematizar a criação e produção de novos tecidos, feitos mediante upcycling, a partir de resíduos têxteis gerados na fase do corte em confecções. Duração: 1 hora. Vagas: Livre. Local: Arena.

17h – Conversa sobre o filme Descarte e a economia circular com Leonardo Brant (diretor) e Rafael Henrique, dos Recicleiros: Conversa com o Leonardo Brant, diretor do filme Descarte sobre sua experiência ao fazer o doc e Rafael Henrique, um dos principais personagens do filme. Duração: 1 hora. Vagas: Livre. Local: Arena.

18h – Exibição do Documentário Descarte (Leo Brant): Duração: 1 hora. Vagas: Livre. Local: Arena.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Continua após a publicidade

Publicidade