Continua após publicidade

“Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo” retrata a solidão

Estrelada por Steve Carell e Keira Knightley, fita acerta no tom romântico-melancólico

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 16h56 - Publicado em 25 ago 2012, 00h31

Os primeiros versos da canção “O que Você Faria”, de Lenine — “Meu amor, o que você faria se só te restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria” —, traduzem muito bem a perda de rumo dos personagens da comédia dramática “Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo”. Roteirista de “Uma Noite de Amor e Música” (2008), lançado direto em DVD no Brasil, a americana Lorene Scafaria acerta no tom romântico-melancólico de seu primeiro trabalho como diretora, em pré-estreia na cidade.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

Ao contrário da destruidora fórmula do filme-catástrofe, a exemplo de “O Dia Depois de Amanhã” (2004) e “2012” (2009), a fita busca nas emoções o viés para expor o iminente desaparecimento do planeta. Da TV, chega a notícia alarmante: em apenas três semanas um asteroide vai se chocar contra a Terra e pôr um ponto final no mundo. O corretor de seguros Dodge (Steve Carell) sente a primeira consequência quando sua mulher o abandona imediatamente. Solitário, esse quarentão dá ordens à faxineira e segue em seu escritório. No mesmo edifício onde ele mora, a destrambelhada Penny (Keira Knightley) vive às turras com o namorado (Adam Brody). Depois de ficarem amigos, Dodge e Penny fogem da cidade de carro por causa de um motim no bairro. Enquanto a moça quer encontrar sua família, ele vai atrás do grande amor da adolescência.

Se em cada cabeça há uma sentença, os diversos tipos que surgem e saem de cena captam o apocalipse à sua maneira — do caipira capaz de contratar um matador para eliminá-lo aos descolados funcionários de um bar de estrada convidando clientes para uma orgia. Eis aí uma combinação atípica no cinema americano. Entre o humor negro e o drama amargo, ainda sobra espaço para o romance, nascido de uma relação com data certa para acabar. Embalado por uma arrepiante trilha sonora (Beach Boys, The Hollies, Walker Brothers), o longa-metragem é de uma tristeza reconfortante e igualmente recompensadora.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.